Venda de ovos de chocolate aquece comércio, mas igreja alerta para verdadeiro sentindo da Páscoa

Ao falar de Páscoa é comum lembrar do coelho e do ovo de chocolate, mas para igreja Católica a data que é comemorada neste domingo simboliza a ressurreição, uma vida nova, a alegria, a esperança do amor e entrega de Cristo pela salvação de todos....

Neste domingo, 08, é comemorada a Páscoa, momento considerado pela igreja Católica como de alegria, pois Jesus Cristo renasce e traz a mensagem de uma vida nova. Ainda que a movimentação do comércio voltado para a venda de ovos de chocolate aqueça a economia do Estado o padre Bernardo José Teixeira da Rocha explicou que o coelho é símbolo de multiplicação e por isso foi inserido na Páscoa, mas que o significado perdeu o sentido quando o mesmo passou a ser usado com fins lucrativos.

“O coelho é um animal que reproduz com facilidade e em grande quantidade e é essa a interpretação para a Páscoa, sentido de multiplicação. Mas ao longo do tempo esse sentido foi se perdendo já que o principal objetivo passou a ser a comercialização”, explicou o padre.

Rocha ressaltou que o período da quaresma é um momento de renúncia, reflexão, oração e preparação para comemorar a ressurreição de Cristo. Segundo o padre, nessa época é feito o convite a todos os cristãos para recomeçarem uma vida nova, vivida no amor, na fé e na entrega. “ Somos convidados a viver o novo, a viver a experiência da entrega, de viver o amor e recomeçar em Cristo”, ressaltou.

Ainda de acordo com o padre, os costumes vividos antigamente eram mais rígidos, mas ainda com a perda dos rituais a igreja celebra a vida, morte, paixão e ressurreição de Cristo com seriedade e busca celebrar o novo, que traz a mensagem da ressurreição. “Quando criança os rituais eram bem mais rígidos, hoje se percebe que muitas coisas se perderam, foram ficando para trás, mas ainda há nos fiéis esse desejo de viver o novo, aquilo que não é temporário. A ressurreição de Cristo é exatamente o que não passa. É eterno”, finalizou. (Thaise Marques)

Comentários (0)