A penúltima rodada já programada de workshops sobre o Programa de Inovação Tecnológica (TECNOVA) foi encerrada nesta sexta, 08/08, no município de Araguatins, depois de percorrer Miracema, Guaraí, Colinas, Tocantinópolis e Augustinópolis, desde o início desta semana, levando as características e normas do edital de inovação para 105 micro e pequenos empresários, empreendedores individuais e comunidade interessada no tema.
Lançado em 11 de junho deste ano, as especificidades do edital ainda são desconhecidas em grande parte dos municípios visitados, motivo pelo qual a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Tocantins) têm percorrido todo o estado. Ainda em junho, foram realizados workshops em Palmas, Araguaína e Gurupi e, no final de julho, em Paraíso e uma segunda rodada em Palmas.
O empresário do setor de agroindústria, Salomão Barros, que também é gestor da pasta municipal de Agricultura participou do workshop em Tocantinópolis tanto para disseminar a forma de aplicação de recursos, como para estudar uma proposta que se enquadre no seu negócio. “É muito bem vindo o recurso, principalmente porque ajuda o micro e pequeno empresário. Ainda mais pelo fato de ser não reembolsável que é algo que falta no Brasil”, disse Barros.
O programa totaliza cerca de R$ 9 milhões em recursos para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em dez áreas: Tecnologia de Informação e Comunicação, Energias Alternativas, Construção Civil, Alimentos, Agronegócio, Têxtil e Vestuário, Madeira e Móveis Serviços, Metal Mecânica e Petróleo e Gás. O prazo para envio das propostas, de acordo com o modelo e documentos detalhados no edital, encerra no dia 29 de setembro.
Leve o workshop TECNOVA para seu município
As inscrições para os workshops podem ser feitas nas associações comerciais dos municípios ou no site tecnova.iel-to.com.br que também contém o edital completo do programa. Para levar a equipe da SEDECTI e do IEL para municípios que ainda não receberam os workshops, é necessária a inscrição de pelo menos 15 pessoas dentro do perfil do programa.
“Estamos em contato com as entidades de representação do empresário locais por meio de parcerias como a da FACIET. Confirmada a necessidade em determinada região, a SEDECTI e o IEL estudarão a melhor forma e data de atendimento”, explica a gerente do IEL, Greyce Labre, que conduziu as apresentações juntamente com a técnica da SEDECTI, Yana Santos.
O TECNOVA é um programa do Governo Federal, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP. Além da SEDECTI e IEL Tocantins (entidade da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins) são parceiros no Tocantins: a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET).
Comentários (0)