Aleto inaugura novo centro administrativo e consolida independência de Poderes

Obra construída em 18 meses e sem suplementação do executivo do estado, zera aluguéis da Casa de Leis. Evento foi marcado por homenagens ao ex-deputado Raimundo Moreira e forte presença de lideranças

Crédito: Isis Oliveira/Aleto

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) viveu ontem um marco para a gestão do Poder Legislativo, sobretudo para os seus servidores. Mais do que uma expansão física, a entrega da nova estrutura – tratada oficialmente pelo presidente Amélio Cayres (MDB) como Centro Administrativo e não apenas como um "anexo" – integra a sede da Casa de Leis e simboliza a consolidação de sua autonomia.

 

A centralização das atividades no espaço próprio vai gerar uma economia substancial para a Aleto com o fim de aluguéis de prédios externos. Segundo o Presidente da Casa, já chegou a custar R$100 mil mensais os custos com aluguéis para a entidade. Apesar do gesto político, Amélio garantiu a autonomia do legislativo na construção do novo prédio. "Quero agradecer aqui independente de questão política o governador Wanderlei Barbosa, que sempre esteve atento às demandas financeiras desta Assembleia, mas quero dizer para vocês que esse novo centro foi construído com o orçamento da Assembleia, não houve um real de suplementação para que nós construíssemos esse centro administrativo, para entregar um maior conforto aos nossos servidores".

 

O evento de inauguração foi também um importante termômetro da política tocantinense. A solenidade reuniu prefeitos e vereadores do interior, principalmente do Bico do Papagaio, e grandes lideranças de diferentes grupos políticos e gerações, com destaque para a presença de ex-presidentes da Casa Legislativa, como os ex-governadores Marcelo Miranda e Mauro Carlesse, o vice-governador Laurez Moreira, Vicentinho Alves, Luana Ribeiro, César Halum, e Osires Damaso. A ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. também esteve presente na solenidade. O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, foi representado pelo secretário do Gabinete do Prefeito, Carlos Júnior.

 

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, destacou o peso institucional da obra: “A separação dos poderes tem uma importância muito grande. É fundamental que o Poder Legislativo tenha condições de fazer o seu trabalho com autonomia do Executivo”, afirmou Laurez.

 

O clima de transição do administrativo da Aleto para o novo prédio gerou momentos de descontração. Ao falar em nome dos servidores da Assembleia, o diretor de pessoal Regismarques arrancou risos espontâneos da plateia e das autoridades no palco com um relato sincero: “Desde que assumi a diretoria de pessoal da Assembleia, essa será a primeira vez que trabalharei em uma sala com janelas. É o sentimento de voltar para casa”. 

 

Emoção e resgate histórico na homenagem a Raimundo Moreira

O novo Centro Administrativo leva o nome de uma das figuras mais respeitadas da história parlamentar do estado, o ex-deputado Raimundo Moreira, falecido em 2015, que contribuiu com a história da casa de Leis em cinco mandatos e chegou a assumir o Governo do Estado em duas ocasiões durante as ausências do então governador à época, Siqueira Campos. Suas filhas, Eveline e Tais, estiveram presentes e receberam as honrarias em nome do pai.

 

Durante os discursos, Eveline Borges relembrou a trajetória e o amor do pai pelo parlamento. A importância técnica de Moreira também foi exaltada pela ex-presidente da Casa, Luana Ribeiro, que foi a primeira e única mulher à presidir a Assembléia Legislativa no Tocantins. “Raimundo Moreira foi o maior regimentalista dessa Casa de Leis, um professor para mim na Aleto”, declarou Luana.

 

O peso político da solenidade ganhou eco no discurso do ex-senador Vicentinho Alves, que se dirigiu ao presidente da Aleto: “Fica aqui, Amélio, o reconhecimento de ver você brilhando diante dos servidores, da imprensa e do povo tocantinense. Viva Amélio Cayres, que deixa registrado na história da Assembleia Legislativa uma marca indelével!”, chancelando sua gestão à frente dos trabalhos da Casa.

 

O fim do jejum de 18 anos sem concurso público na Aleto

A solenidade também foi marcada pelo forte tom de reconhecimento aos funcionários da Casa. Outro pilar importante do legado de Amélio Cayres foi colocar fim a um hiato de 18 anos sem a realização de concursos públicos na Aleto. Em sua fala, o presidente fez questão de destacar que dos 106 concursados do último concurso, 94 servidores já tomaram posse. Demonstrando compromisso com a categoria, Amélio determinou a convocação imediata dos demais aprovados. 

 

Resposta à Luana Ribeiro: o legado do equilíbrio

Um momento de maior sensibilidade política no evento ocorreu após uma provocação da ex-deputada Luana Ribeiro. Em sua fala, Luana pontuou que sentia falta de um embate maior e de disputas mais acirradas nas tribunas da Aleto no último período, relembrando que em sua época o ritmo dos debates era outro, e que ela mesmo já protagonizou embates "mais calorosos”. Em resposta, Amélio trouxe as características que escolheu para marcar sua atuação à frente da presidência da Casa. “Esse não é o meu perfil, e é o meu legado em um Poder que precisa ter a serenidade e o equilíbrio necessários para o progresso do Tocantins.”

Comentários (0)