A ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, manifestou-se oficialmente por meio de nota pública sobre a aprovação do relatório prévio emitido pelo vereador e também ex-prefeito, Carlos Amastha (Podemos), na Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle da Câmara Municipal. O documento parlamentar solicita esclarecimentos sobre as contas do Executivo municipal referentes ao exercício de 2023.
Em seu posicionamento oficial, Cinthia Ribeiro destacou que as contas da Prefeitura de Palmas relativas ao ano de 2023 já foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), sob o Parecer Prévio nº 111/2025 emitido pela Segunda Câmara da Corte de Contas. A ex-gestora e pré-candidata a deputada federal argumentou que questionamentos externos desconsideram o julgamento técnico da Corte e que críticas que ignoram o parecer do TCE possuem "caráter político, em vez de um debate fundamentado em critérios objetivos". Confira ao final da matéria a nota na íntegra.
O relatório prévio do Legislativo
A manifestação da ex-prefeita ocorre após a comissão da Câmara aprovar, na última quarta-feira, 24, o parecer inicial de Amastha, que determina a notificação da tucana para apresentar esclarecimentos e documentação complementar no prazo de 15 dias.
De acordo com o relator, a fiscalização do Legislativo deve ir além do cumprimento dos índices constitucionais de investimentos em saúde e educação, avaliando a eficiência e a legalidade da aplicação dos recursos. Amastha destacou no parecer que contratos da Secretaria Municipal de Educação firmados em 2023, superiores a R$ 30 milhões e voltados à compra de kits pedagógicos e transporte escolar rural, foram alvos das operações Segundo Plano e Plano Inserto da Polícia Federal.
O vereador ressaltou que a medida assegura o direito ao contraditório e à ampla defesa, servindo como uma etapa de esclarecimento de fatos relevantes antes da elaboração do parecer definitivo da relatoria.
Próximos passos tramitação
Com a aprovação do relatório preliminar, a ex-prefeita será formalmente notificada para detalhar os mecanismos de controle adotados e as providências tomadas após as investigações policiais.
Somente após o envio e a análise da manifestação da defesa, o relator Carlos Amastha elaborará o parecer definitivo. O texto final poderá recomendar a aprovação, aprovação com ressalvas ou desaprovação das contas de 2023, seguindo para deliberação interna da comissão e posterior votação soberana no Plenário da Câmara de Palmas.
Cenário Eleitoral
Além do embate na esfera de controle legislativo, os dois ex-prefeitos de Palmas também se preparam para medir forças nas urnas. Tanto Carlos Amastha quanto Cinthia Ribeiro são pré-candidatos confirmados para as eleições gerais de outubro deste ano. Amastha concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa como deputado estadual, enquanto Cinthia busca uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, como deputada federal.
Nota à imprensa
As contas da Prefeitura de Palmas referentes ao exercício de 2023 foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), conforme o Parecer Prévio nº 111/2025, emitido pela Segunda Câmara da Corte de Contas.
Diante desse posicionamento do Órgão de controle, considero que eventuais tentativas de rediscutir o tema fora da esfera institucional desconsideram a análise já realizada pelo Tribunal.
Nesse contexto, entendo que críticas que ignoram o parecer do TCE podem ser interpretadas como parte de uma narrativa de caráter político, em vez de um debate fundamentado em critérios objetivos e na avaliação promovida pelo órgão competente.
Palmas, 26 de junho, 2026
Cínthia Ribeiro
Ex-prefeita de Palmas e pré-candidata a deputada federal
Comentários (0)