Com filha recém-nascida na UTI, mãe pede doação de leite materno em Palmas

Com 17 dias de vida, Mel Ribeiro Fernandes precisa de doação de leite materno. A recém-nascida nasceu prematura e está internada na UTI Neonatal do Hospital Cristo Rei, em Palmas

Mel está com 17 dias de vida
Descrição: Mel está com 17 dias de vida Crédito: Arquivo da família

A jornalista Rita de Cássia Ribeiro Cardoso, mãe da recém-nascida Mel Ribeiro Fernandes, pede para que, quem puder, doe leite materno para a criança que tem apenas 17 dias dia de vida. Segundo explicou a mãe, Mel nasceu prematura, medindo 33 cm, pesando 700 gramas e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neo Natal do Hospital Cristo Rei.

 

“Ela nasceu com 27 semanas de gestação. Tive problemas com pressão alta e também estava com pouco líquido na placenta, desta forma não estavam passando mais os nutrientes para ela, colocando assim a vida da Mel em riso. Fiquei na UTI três dias e foi necessário fazer o parto”, contou Rita de Cássia.

 

A mãe explicou que não está produzindo leite o suficiente para amamentar a criança. “Ela precisa tomar 16 ml de leite de 3h em 3h, porém eu só estou conseguindo tirar bem pouquinho, de 5 a 10 ml. Preciso que as mães que estão amamentando se mobilizem e me ajude doando leite ao Banco de leite do Hospital Dona Regina”, pediu Rita.

 

A mãe informou ainda que o estado da saúde da criança é estável e ela respira com a ajuda de aparelhos, mas está fora de perigo. “Ela está reagindo e se desenvolvendo bem. Assim que nasceu teve uma pequena infecção, foi medicada, tomou antibiótico e já está boa. Agora ela está respirando com aparelho, mas o médico explicou que isso ocorre devido a Mel ser muito pequena”, destacou.

 

Para doar as mães precisam ligar para o Disk Amamentação no 0800-6468283, quando farão um cadastro e receberão todas as orientações necessárias. As doadoras poderão ir até o Hospital e Maternidade Dona Regina para fazer a ordenha, receber o auxílio de profissionais que explicarão como coletar e estocar o leite. Para ordenhar o leite em casa é necessário retirar o kit para a coleta. O kit é composto por toca, gases, máscara, materiais informativos e os frascos esterilizados. A mãe terá até dez dias para coletar e comunicar o Banco de Leite para o recolhimento das doações.

Comentários (0)