Gurupi já tem os nomes dos cinco conselheiros tutelares eleitos neste domingo

Mais de 4 mil eleitores foram à urnas em Gurupi para escolher os novos conselheiros

Posse será em janeiro de 2020
Descrição: Posse será em janeiro de 2020 Crédito: Da Web

Os conselheiros tutelares eleitos neste domingo, 6, começam a ser conhecidos em todo o Estado com a divulgação das eleições no municípios. Em Gurupi, segundo a Prefeitura, de 57 mil eleitores aptos a votar, 4.229 compareceram nas urnas para escolher o novo conselho.

 

Foram 11 candidatos, mas eleitos cinco titulares e cinco suplentes para exercerem o cargo. Quem foi eleito neste domingo, tomará posse em janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos.

 

Os cinco candidatos mais votados: Débora Pimentel (703 votos); Lauro Júnior (676); José Guimarães (460); Leonice Luz (415); e Gezonita, conhecida como Nita (341 votos).

 

A apuração dos votos foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em conjunto com a Promotoria da Infância e da Juventude no auditório do Colégio Paroquial Bernardo Sayão. Os votos foram contabilizados por volta das 18 horas e encerrou às 19 horas. Segundo a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Licemara Cardoso, a votação foi tranquila.

 

Papel do conselheiro tutelar

 

São algumas das atribuições do conselheiro atender às famílias e aplicar medidas pertinentes aos pais ou responsáveis; aplicar medidas protetivas quando a criança e o adolescente estiverem em situação de risco; encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente; e fiscalizar entidades de atendimento à criança e ao adolescente.

 

No Tocantins, considerando todos os munícipios com conselho tutelar, foram escolhidos 715 conselheiros.

 

Confira a lista dos eleitos em Gurupi:

 

1. Débora Pimentel – 703 votos

2. Lauro Júnior – 676 votos

3. José Guimarães  – 460 votos

4. Leonice Luz – 415 votos

5. Gezonita (Nita) – 341 votos

 

Suplentes:

1. Jaqueline Soares – 318 votos

2. Deyvid Dias – 296 votos

3. Francisca Dilma – 249 votos

4. Sônia Segger – 238 votos

5. Leo Guimarães – 211 votos

 

 

Conselho Tutelar

 

Segundo o artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é um órgão permanente e autônoma, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É um órgão colegiado, autônomo, pertencente à administração pública municipal e sem função jurisdicional.

Comentários (0)