Inicia dia 10 a terceira etapa da Vacinação contra o sarampo, em Palmas

O Dia D está agendado para acontecer no sábado, 15 de fevereiro. As ações da campanha terão com público alvo crianças a partir dos cinco anos e jovens de até 19.

Crédito: Raiza Milhomem

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) inicia a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo do Ministério da Saúde. As ações da campanha serão iniciadas no próximo dia 10, e crianças a partir dos cinco anos e jovens de até 19 serão o público alvo.

 

O Dia D está agendado para acontecer no sábado, 15 de fevereiro, quando 10 Centros de Saúde da Comunidade estarão direcionados exclusivamente para atualização da caderneta de vacinação e prestação de outros serviços em saúde a população. A secretaria ressalta que o município até o momento não confirmou nenhum caso da doença.

 

Esta campanha está sendo reforçada por meio da imunização da população com a intensificação da busca de faltosos desde agosto do ano 2019, quando foi iniciada pelo Ministério. O objetivo é reforçar que pessoas não alcançadas pela atualização na caderneta possam ser atendidas.

 

A mobilização até 13 de março será realizada destinada às pessoas na faixa etária preconizada, que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto e necessidade de atualizar a caderneta de vacina com a tríplice viral que é destinada a prevenir a infecção por sarampo, rubéola e caxumba.

 

Sarampo

 

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, em 2019 foram confirmados mais de 10 mil casos sendo a maioria concentrada no Sul e Sudeste do País.

Comentários (0)