Manifestantes ocupam a Avenida JK, em Palmas, em protesto contra as reformas

Em Palmas os manifestantes seguem com destino à Praça dos Girassóis até a Assembleia Legislativa, com cartazes com fotos e nomes dos deputados federais do Tocantins que votaram a favor da reforma

Protesto reúne trabalhadores e a população em Palmas
Descrição: Protesto reúne trabalhadores e a população em Palmas Crédito: Fotos: Samuel Lima e Gina Geipel

Milhares de pessoas compõem a manifestação que tomou conta da Avenida JK, em Palmas, na manhã desta sexta-feira, 28. Servidores públicos de diversas categorias e a população em geral protestam contra as reformas trabalhista, previdenciária e contra a terceirização no país. O protesto é nacional e acontece simultaneamente em todo o Brasil. No Tocantins várias cidades como Gurupi e Araguaína aderiram à manifestação.

 

Em Palmas os manifestantes seguem com destino à Praça dos Girassóis até a Assembleia Legislativa, com cartazes com fotos e nomes dos deputados federais do Tocantins que votaram a favor da reforma trabalhista, além de faixas de protesto, balões, cruzes, caixões e carros de som. No começo da manhã a estimava dos sindicatos é que cerca de duas mil pessoas já participavam do ato. Na porta da Universidade Federal do Tocantins os manifestantes atearam fogo em pneus para chamar a atenção ao protesto.

 

Entre as categorias que participam da ação estão os Correios, os bancos, escolas públicas, algumas particulares, universidades, servidores públicos em geral, policiais civis e outros. Lotéricas e o comércio em geral funcionam normalmente.

 

A greve de um dia foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Intersindical, Central e Sindical Popular (CSP/Conlutas), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Nova Central, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

 

A Câmara dos Deputados concluiu a votação do texto base da reforma trabalhista (PL 6787/16, do Poder Executivo) que foi aprovado na madrugada de quarta-feira, 26. Ao fim da votação, 296 deputados federais aprovaram o texto base da proposta e 177 votaram contra. Da bancada tocantinense todos os sete deputados presentes votaram a favor da reforma, com exceção da deputada Dulce Miranda que estava ausente na sessão.

Comentários (0)