Modelo de gestão da Aura Minerals tem relação direta com as conquistas da empresa

Jeito Aura de minerar tem como valores pessoas em primeiro lugar, respeito e cuidado e gestão ética e inovação.

Crédito: Divulgação/Ascom Aura Minerals

Por definição, gestão é um conjunto de princípios relacionados às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa. Na Aura Minerals, mineradora de ouro e cobre, com presença marcante na América Latina, uma nova maneira de gerir a companhia trouxe resultados positivos em todos os aspectos. A companhia ressignificou as estratégias de atuação, descentralizou a gestão, construiu relações fortes e transparentes, o que resultou num novo olhar sobre o mercado e as regiões em que atua.

 

Em Almas, no estado do Tocantins, onde gera mais de 800 empregos diretos, entre próprios e terceiros, desde 2019, quando a empresa desembarcou na cidade, a economia foi positivamente impactada, fruto das muitas mudanças provocadas pela Aura. Ainda durante as obras, a busca por insumos e mão de obra especializada em diferentes setores abriu um leque de oportunidades para toda a região. A parceria da empresa com o SENAI é um exemplo claro de ações de capacitação e treinamento dos profissionais. Aliando teoria e prática, é possível absorver conhecimento, manter-se atualizado sobre as diversas atividades envolvidas na operação e entender melhor a importância da segurança do trabalho. Ao todo, são mais de 60.000 horas de treinamentos e qualificações proporcionados pela empresa.

 

Direcionada pela cultura Aura 360, que norteia todas as ações da Aura Minerals, a partir de um olhar amplo e cuidadoso sobre os impactos e benefícios de tudo o que realiza, a companhia tem como valores as pessoas em primeiro lugar, o cuidado e respeito e a gestão ética e inovação.

 

A construção de uma gestão ética para a Aura Minerals está totalmente ligada a criar um ambiente proativo, diverso, ágil, simples, questionador e de aprendizado. E isso só é possível com princípios e padrões claros que a companhia espera dos colaboradores,  administradores, fornecedores e parceiros de Negócio.

 

Essa receita de gestão é percebida pelos colaboradores, que estão num ambiente de desenvolvimento. “Desde que entrei na Aura, tenho recebido um suporte inimaginável, sendo a todo momento impulsionada para novos desafios e preparada para algo maior”, comenta Julliana Maisy Pinto da Silva, Coordenadora de Operação de Mina da Aura Almas.

 

Já o modelo de gestão descentralizado permite que as operações tenham maior autonomia para tomadas de decisões e tornam mais fluida e eficiente a administração da empresa, considerando, inclusive, a realidade local de cada unidade. Em Almas, assim como nas outras unidades, a troca entre todo o time permite que as estratégias sejam personalizadas e assim, mais eficientes.

 

“Não temos dúvidas que os resultados que temos hoje é fruto da gestão ética e inovadora que direciona nossas ações. Pois com uma estratégia clara e com a autonomia para realizar os ajustes necessários conseguimos construir relações sólidas com todos os nossos elos, colaboradores, fornecedores, investidores, clientes e comunidade”, ressalta Gabriel Sapucaia, diretor de operações da Aura Almas.

 

Todas essas mudanças na forma de entender e executar a mineração criam oportunidades únicas para a Aura e para as regiões em que ela está presente. Almas foi escolhida como sede do primeiro projeto greenfield da Aura Minerals, ou seja, foi erguido totalmente pela empresa, e se tornou um benchmark para o setor, construído dentro do prazo e do orçamento previstos, com um ramp up em cinco meses e antes de completar o primeiro ano de operação já atua com a capacidade máxima de processamento, um exemplo positivo do jeito Aura de minerar.

Comentários (0)