MPE recolhe documentos e computadores na Prefeitura de Colinas para investigação

Ministério Público Estadual investiga supostas fraudes no processo de seleção de famílias beneficiadas por programas habitacionais desenvolvidos em Colinas do Tocantins

Material foi apreendido na prefeitura da cidade
Descrição: Material foi apreendido na prefeitura da cidade Crédito: Foto: Ascom/MPE

Documentos, computadores e anotações manuscritas sobre supostas fraudes no processo de seleção de famílias beneficiadas por programas habitacionais desenvolvidos em Colinas do Tocantins foram apreendidos na Prefeitura da cidade na última quarta-feira, 28, e estão em posse do Ministério Público Estadual (MPE).

 

Conforme o MPE, o material foi apreendido pela 2ª Promotoria de Justiça de Colinas, após liminar da Justiça que autorizou a operação nas sedes da Prefeitura e da Secretaria de Habitação do Município, “visando a obtenção de provas documentais que corroborem com a Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo MPE, no último dia 8 de setembro, contra o prefeito José Santana Neto e os servidores municipais Leandro Coutinho Noleto e Antônio Pereira por supostas fraudes e favorecimentos na distribuição de casas populares na cidade”, aponta o MPE.

 

Ainda de acordo com o MPE, no total, estima-se que tenham sido entregues, pela atual gestão, 1.260 moradias na cidade, distribuídas em diversos setores: Jardim Boa Esperança, Estrela do Norte I, Estrela do Norte II e Setor Aeroporto.

 

Segundo a 2ª Promotoria de Justiça de Colinas, a operação contou com a colaboração de policiais militares. Por questões de segurança, o material foi transferido, posteriormente, pela equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), para Palmas, onde segue sendo analisado e será encaminhado para perícia da polícia técnica. O MPE foi nomeado fiel depositário do material.

 

Na liminar que autorizou a busca e apreensão, expedida no último dia 27, a juíza titula da primeira vara cível de Colinas ainda determinou que a gerência da Caixa Econômica Federal, em Palmas, seja notificada para que apresente os nomes e a quantidade exata dos contemplados nos programas de moradia popular em Colinas do Tocantins, durante o mandato do atual prefeito.

 

Na ACP ajuizada pelo MPE, no último dia 8 de setembro, foi requerida, além da apreensão, a condenação dos supostos envolvidos à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa civil.

 

Investigações

As investigações que culminaram na Ação foram iniciadas ainda em 2015, por meio de procedimento administrativo instaurado para acompanhar a política pública de habitação na cidade. “Na época, o MPE então passou a receber diversas denúncias que apontavam possíveis fraudes na forma como os agentes públicos citados vinham conduzindo o processo de seleção das famílias a serem beneficiadas. As investigações apontaram que a escolha era realizada sem critérios que garantissem a igualdade de condições a todas as famílias que se enquadravam nas exigências do Programa”, ressalta o MPE.

 

Prefeitura responde

Em nota enviada ao T1 Notícias, a Prefeitura de Colinas informou que “gere na cidade o maior Programa Habitacional do Estado, proporcionalmente, subsidiado pelo Governo Federal. Mais de 1200 famílias contam hoje com sua moradia digna”.

 

Ainda segundo a gestão, a ação do Ministério Público ocorrida na última semana foi recebida sem resistência por parte dos órgãos municipais. “O Município ressalta que a ação do MPE investiga tão somente a forma de seleção de famílias que receberam suas casas, na qual foram seguidas as normas do Programa Minha Casa Minha Vida no âmbito nacional e municipal. E destaca que está à disposição para colaborar com os procedimentos necessários junto ao órgão fiscalizador”.

 

(Atualizada às 23h40 - Com informações da Ascom/MPE)

Comentários (0)