Número de vítimas fatais em acidentes de trânsito cai 35% em Palmas

Segundo Alexandre Guerreiro, a redução de acidentes ocorre em razão das melhorias na sinalização das vias e, principalmente, pelo aumento da fiscalização

Fiscalização mais intensa ajuda na redução
Descrição: Fiscalização mais intensa ajuda na redução Crédito: Secom Palmas

O trânsito em Palmas está causando menos vítimas fatais. É esta a conclusão da Comissão de Gestão de Dados e Informações do Programa Vida no Trânsito, que apontou redução de 35% no número de vítimas fatais no período de janeiro a novembro de 2015 em relação ao mesmo período de 2016.

 

De acordo com os dados, de janeiro a novembro de 2015, foram 40 vítimas fatais em acidentes de trânsito no período urbano em Palmas. Já no mesmo período de 2016, a quantidade de vítimas fatais foi de 26, o que significa uma redução de 35% de vítimas.

 

Ainda conforme os dados, do total geral de vítimas, aproximadamente 60% são de motociclistas, passageiros ou condutores, e cerca de 38% dos casos havia ingerido  bebida alcoólica.

 

O superintendente de Trânsito da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Alexandre Guerreiro, ressalta que a redução de acidentes ocorre em razão das melhorias na sinalização das vias, e principalmente pelo aumento da fiscalização. “É a fiscalização que penaliza quem desrespeita as regras. O infrator só passa a cumprir as regras quando sente no bolso”, frisa Guerreiro, ao ressaltar que a partir de novembro há um aumento no valor das multas de trânsito.

 

Rodovias

Ainda conforme Guerreiro, a redução do número de vítimas fatais em Palmas pode ser considerada maior, uma vez que em 2015 as rodovias que cruzam a cidade não eram consideradas como perímetro urbano.

 

Já em 2016 as rodovias, no trecho urbano de Palmas, foram incluídas para levantamento de dados. Desta forma os acidentes ocorridos no trecho urbano de Palmas das TO 010, 050 e 080 entraram na composição dos dados.  

 

(Atualizada às 12h47)

Comentários (0)