Parquinhos em Palmas são opções baratas para lazer saudável para a criançada

Conforme a prefeitura de Palmas, a maior parte dos brinquedos é confeccionada em fibra, o que garante ainda mais segurança para as crianças

Palmas possui 66 praças, sendo 36 delas equipadas com parquinhos
Descrição: Palmas possui 66 praças, sendo 36 delas equipadas com parquinhos Crédito: Aline Batista

Durante o período de férias escolares, os pais buscam alternativas para ocupar o tempo dos filhos. E, mesmo com a invasão da tecnologia nos lares brasileiros, brincadeiras ao ar livre ainda estão entre as melhores opções para o desenvolvimento e proporcionam a melhoria na coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e consciência corporal da criançada.  Segundo o diretor de Parques e Jardins da Capital, Eduardo Pelaez, Palmas possui 66 praças, sendo que 36 delas são equipadas com parquinhos que possuem balanço, escorregador, jogo da velha, túnel, escalada, dentre outros brinquedos.

 

O secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, Herbert Veras, explica que a maior parte dos brinquedos é confeccionada em fibra, o que garante ainda mais segurança para as crianças. O secretário ressalta que equipes da secretaria percorrem continuamente as praças e demais espaços que possuem os parquinhos, com intuito de realizar fiscalização e manutenção desses espaços.

 

Brincar e interagir

Brincar ao ar livre traz uma série de benefícios ao desenvolvimento da criança. Pensando nisso a arquiteta Marcela Gomes Montandon e o empresário Igor Tonllyne Diniz, ambos com 25 anos, levam a filha Helena, de um ano e dois meses, para brincar no Parque Cesamar.

 

A escolha pelo local se deu por conta da adaptação dos brinquedos para a faixa etária da menina. “Na minha infância, eu brinquei muito em parquinhos e tenho boas lembranças desses locais. Quero que minha filha também tenha essa chance e faça da brincadeira um momento de fazer novos amigos”, explica Diniz.

 

A arquiteta destaca que Helena não frequenta berçários ou creche e é durante as brincadeiras em parquinhos que convive com outras crianças. “As praças, principalmente as de bairro, têm grande importância para a interação entre vizinhos, trazendo mais vida às ruas, aumentando até mesmo a segurança das mesmas. A Helena tem facilidade em socializar e sempre demonstra que aprendeu algo depois de cada nova experiência. É muito gratificante ver o desenvolvimento saudável da minha filha.”

 

Frequentadora assídua da praça da Arse 102, a dona de casa Natash Medeiros Bentivoglio, de 28 anos, mãe da pequena Mariana, de 4 anos, e de Lucca, de apenas 1 ano e dois meses, acredita que os filhos ficam entediados dentro de casa, mesmo com o espaço amplo para brincarem. “Meus filhos gostam da liberdade que espaços ao ar livre proporcionam, além do convívio com outras crianças”, diz Natash.

 

Já a corretora de imóveis Camila Cristina Castro Freitas, de 34 anos, faz dos passeios nas praças uma forma de criar uma rotina para a filha Ester, de um ano. “Ela já tem consciência que pela manhã e no final da tarde é hora de sair, pegar um solzinho e brincar”, explica Camila, ao ressaltar que quando a filha crescer irá lembrar com carinho dos bons momentos vividos na infância.

  

“Guerra” ao vandalismo 

Um grande problema para manutenção desses parquinhos são as ações de vandalismo e de mau uso dos equipamentos. “Além das pessoas que depredam esses locais de forma proposital, ainda existem os adultos que brincam nesses espaços. As pessoas precisam entender que são equipamentos criados para crianças. A população precisa ser mais consciente”, explica o secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, Herbert Veras.

 

O secretário ressalta que cerca de 70% dos serviços de manutenção são em decorrência das ações de vandalismo, e que cada pessoa pode atuar como agente fiscalizador e ser parceiro da Prefeitura. “O vandalismo causa prejuízos aos cofres públicos”, lembra.

 

Para denunciar algum ato de vandalismo nos espaços públicos das quadras, os moradores ou frequentadores podem entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura, por meio do número (63) 2111-0628; com a Guarda Metropolitana pelo número 153 ou ainda pelo 190 da Polícia Militar.

Comentários (0)