Taquaruçu prepara seu melhor Carnaval de rua; ensaios de blocos a partir desta 2ª

Os tambores do tradicional Bloco Socapino já foram reformados e afinados para os ensaios que começam nesta segunda, 10, sob a batuta do professor de percussão Zeck Mutamba

Crédito: Divulgação

O Carnaval de Taquaruçu este ano pega impulso nos blocos de foliões – que ganham cada vez mais adeptos no País – e promete ganhar as ruas do Distrito, tendo como ponto central a Praça Joaquim Maracaípe. A festa acontecerá de 21 a 25 de fevereiro, com shows musicais diários, cortejos carnavalescos e competições de fantasias e blocos mais animados. Na praça central, onde acontecerão grande parte dos shows, uma mini-feira gastronômica vai abastecer os foliões com comidinhas e bebidas.

 

Segundo Kênia Borges, do Coletivo de Eventos de Taquaruçu, que concebe o projeto carnavalesco do Distrito este ano, a ideia é criar a Rota da Folia na Serra, reconhecendo as manifestações tradicionais como as marchinhas carnavalescas, forró pé de serra, blocos de foliões, fantasias, artesanato e história local.

 

"Temos dois apoios importantes nas comemorações deste ano: do vereador Major Negreiros e da Prefeitura Municipal de Palmas, que com sensibilidade perceberam a importância dessa festa para a nossa comunidade e através de atos administrativos e emenda parlementar, nos permitiram recursos para a estruturação desse conjunto de eventos.  Vamos estabelecer uma conexão entre passado e presente e, principalmente, a união da comunidade, valorizando o que ela tem de melhor. Será um carnaval unificado, lúdico e familiar, preservando o trabalho já realizado há alguns anos pelas tradicionais organizações culturais do Distrito de Taquaruçu, como o Canto das Artes e Circo Os Kaco", observa Kênia Borges.

 

Vários grupos culturais e artísticos, blocos de foliões, muitos deles tradicionais, já se enchem de expectativa para ocupar as ruas do Distrito, embalados por muita música, arte e festejos.  "O Bloco Batucanto, aqui do Cantos das Artes, tá todo mundo no clima,  animado e preparando as fantasias. Esperamos muitos foliões para cair na festa!", declara Betânia Luz, coordenadora da tradicional entidade cultural do distrito.  Entusiasta da festa do rei Momo, Marluci da Costa descreve o clima e a expectativa nesse pré-carnaval. "As serras de Taquaruçu vão tremer de alegria este ano", declara a moradora do Distrito, com uma energia contagiante.

 

Ensaios começam nesta segunda-feira, 10

 

Marcela Putrini, do Circo Os Kaco, conta que os tambores do tradicional Bloco Socapino já foram reformados e afinados para os ensaios que começam nesta segunda, 10, sob a batuta do professor de percussão Zeck Mutamba. "A programação do circo também vai ser uma oportunidade para as famílias aproveitarem o carnaval juntas, com eventos divertidos, aventuras circenses e muita educação ambiental", explica.

 

O Bloco Chambari da Madrugada já está pegando fogo, com anúncio da programação de shows e cortejos para os dias 21, 22 e 23. "Simbora, meu povo, brincar com a gente aqui na Toca do Chambari", convida animada a coordenadora Karla Oliveira.

 

O comércio local, do mesmo modo, aguarda com ansiedade o Carnaval, data considerada de grande importância para o calendário da região, que possui  vocação turística, apelo ecológico e ambiente prestigiado por ecoturistas, famílias, crianças e jovens casais apaixonados.

 

Kit do Folião

 

A novidade do evento deste ano é o Kit Folião, com camiseta trazendo a identidade visual da festa, confeccionada em malha de alta qualidade e tecnologia dry fit, com microfuros e secagem rápida.  Por R$ 35,00, preço de custo do produto, o folião levará também uma caneca acrílica com cordão de pescoço e alça chaveiro. A proposta é unir foliões com uma mesma identidade visual e diminuir o uso de copos descartáveis e a produção de lixo, tornando o Carnaval de Taquaruçu uma festa sedimentada na filosofia de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente. Toda a sua concepção reforça a identidade local.

 

Além da logomarca da festa, a camiseta reproduz folhagens típicas das paisagens naturais das cachoeiras, como a da Monstera deliciosa (costela de adão) e Philodendron (imbé). Esses kits serão produzidos pela iniciativa privada e seu objetivo é otimizar custos e envolver o comércio local.

 

 

Pontos credenciados para a venda do kit folião:

 

Em Palmas:

Both Cafe e Moda @bothmodaecafe

 

Em Taquaruçu:

Pousada Casa das Flores @casadasfloresto

Pousada Aldeia da Serra  @pousadaaldeia

Artesanato Tudo Daqui @artesanatotudodaqui

Bar do Guaxinim @guaxinimbardo

Pote Ouro @potedeouroarts

 

Os foliões podem acompanhar todos os preparativos da festa por meio das redes sociais do evento:

Instagram: @carnavaldetaquarucu

Favebook: www.facebook.com/carnavaldetaquarucu

 

Carnaval de Taquaruçu

Programação de shows na Praça Maracaípe

 

21.02 - Sexta-feira

 

18h00 - DJ JP

20h00 - Dorivã

21h00 - Banda Impacto Latino

23h00 - Eletra

 

22.02 - Sábado

 

17h00 - DJ JP

18h30 - Chegada do cortejo – encontro dos blocos

19h00 - Marcelo Linares e Thiago Play

20h30 - Tambores do Tocantins

23h00 - Paulinho Braga

 

23.02 - Domingo

 

17h00 - DJ JP

18h30 - Chegada do cortejo – encontro dos blocos

19h00 - Magoo

20h30 - Maluza e Thiago Play

23h00 - Paulinho Braga

 

24.02 - Segunda-feira

 

17h00 - DJ JP

18h00 - Concurso de fantasias classificação infantil,  com premiação

19h00 - Banda Jardineira

20h00 - Concurso de fantasias classificação adulto, com premiação

21h00 - Tambores do Tocantins

23h00 - Stéfane Lorena

 

25.02 - Terça-feira

 

17h00 - DJ JP

19h00 - Viola de Buriti

20h00 - Paraíba da Sanfona

22h00 - Marcelo Bahia

 

 

 

Comentários (0)