Após pagar fiança, secretário de Obras deixa a prisão: PC investiga o caso

O secretário de Obras do município de Peixe, Manoel Santana, pagou fiança e deixou a prisão ainda na última sexta-feira, 22.

O secretário de Obras do município de Peixe, Manoel Santana, e os outros envolvidos em um suposto crime de peculato no município pagaram fiança e já deixaram a prisão. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira, 25, pela Secretaria da Segurança Pública, que esclareceu que a liberdade provisória mediante fiança foi concedida aos envolvidos pela Justiça. 

O secretário de obras, que também é esposo da prefeita da cidade, Neila Pereira, foi preso em flagrante na tarde da última sexta-feira, 22, juntamente com a diretora da Escola Municipal Chico Ribeiro, Aedes Almeida de Souza, e o mestre de obras Inácio Guedes Ponce, pelo crime de peculato, após uma denúncia anônima, em uma operação conjunta do Ministério Público Estadual (MPE) com a Polícia Civil. Segundo o MPE, os envolvidos estariam utilizando água e energia de escola municipal em obra particular. A Promotoria de Justiça investiga ainda se a mão de obra empregada na construção também estava sendo paga com recursos públicos.

Com o pagamento da fiança, os três acusados irão responder em liberdade. Segundo a SSP o prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias e a investigação é chefiada pela delegada Eliane Machado. 

De acordo com a assessoria de comunicação do MPE, o órgão aguardará a conclusão do inquérito policial, para decidir se irá ou não oferecer denúncia à Justiça contra os envolvidos. “A polícia deve ouvir as testemunhas e analisar a perícia, depois disto encaminhar o relatório ao Ministério Público, que vai decidir se vai oferecer denúncia”, explicou a assessoria do MPE.

 

Entenda o caso

Na tarde da última sexta-feira, 22, o secretário de Obras de Peixe, Manoel Santana, a diretora da Escola Municipal Chico Ribeiro, Aedes Almeida de Souza, e o mestre de obras Inácio Guedes Ponce, foram presos em flagrante pelo crime de peculato, após uma denúncia anônima, em uma operação conjunta do Ministério Público Estadual (MPE) com a Polícia Civil.

Na última sexta, a prefeita Neila Pereira informou por meio de nota que está apurando com rigor a denúncia e que o Departamento Jurídico teria sido acionado. Ainda de acordo com a prefeita, após os esclarecimentos dos fatos serão tomadas as medidas cabíveis. 

 

Comentários (0)