Câmara cria CPI para investigar prefeito: MPE pediu afastamento de Fleuri Lopes

Câmara de Santa Fé do Araguaia instalou CPI para investigar Fleuri José Lopes. Vereadores requereram CPI ainda na 1º sessão de agosto, mas presidente da Casa e irmão de Fleuri teria tentado impedir...

Fleuri José Lopes é investigado em CPI da Câmara
Descrição: Fleuri José Lopes é investigado em CPI da Câmara Crédito: Da Web

Após denúncia no Ministério Público Estadual (MPE), a Câmara de Santa Fé do Araguaia instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o prefeito da cidade, Freuri José Lopes, acusado de improbidade administrativa.

Segundo o vice-presidente da Casa de Leis, vereador Silas Soares, os vereadores requereram a CPI ainda na primeira sessão de agosto, no entanto, como o presidente da Câmara, Sebastião José Lopes Filho é irmão do prefeito, “fez de tudo para impedir a criação”, disse.

Duas votações, dias 5 e 6 de setembro, definiram a instalação da CPI. “Somos nove vereadores e cinco votaram a favor da instalação da CPI na primeira votação e na segunda, seis. O requerimento foi apresentado pelos vereadores de oposição ao prefeito, José Alves, José Vieira e Walto Costa. Hoje a oposição conta com seis parlamentares”, contou.

As pautas de investigação relatadas no requerimento da CPI são para apurar irregularidades na Lei 8.666, quando o Fleury José Lopes contratou a empresa de sua irmã e esposa para prestar serviços à Prefeitura. Irregularidades na contratação de pessoal, pois, segundo consta no relatório, o prefeito nomeou sua sobrinha, Sandra Borges Lopes, para chefe de controle interno, e o esposo dela para diretor. Gleyciane de Jesus Bezerra foi nomeada subsecretária de Infraestrutura, mas nunca apareceu no local de trabalho. O contador do prefeito durante sua campanha foi nomeado, também, para o cargo de assessor contábil do município.

Consta ainda entre as pautas de investigação, a locação e reforma de imóveis de propriedade da família do prefeito, uso irregular do maquinário público e descumprimento de termo de ajuste de conduta do lixão, apropriação de bens públicos, locação de veículos direcionada, exercício irregular da função, pagamento de material fantasma, empresa fraude e contrato fantasma.

A Comissão tem 60 dias para apresentar o relatório e conclusão dos trabalhos.

A equipe do portal tentou novamente contato com o prefeito, mas não obteve êxito. O espaço continua aberto para que o mesmo se manifeste. 

Comentários (0)