Carlesse toma posse como governador; Luana é a 1ª mulher a presidir Legislativo do TO

Carlesse toma posse como governador para cumprir mandato tampão e Luana Ribeiro assume presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins

Carlesse transmite presidência da AL a Luana, que o empossou governador
Descrição: Carlesse transmite presidência da AL a Luana, que o empossou governador Crédito: T1 Notícias/ Divulgação

Após receber a notificação das mãos do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marco Villas Boas, na sede do Tribunal, por volta das 17h30, Mauro Carlesse (PHS), no início da noite desta terça-feira, 27, em sessão solene, transmitiu a presidência da Assembleia Legislativa à deputada Luana Ribeiro e foi declarado por ela e empossado governador interino do Tocantins. Em seguida, Carlesse seguiu para o Palácio Araguaia, para ocupar a cadeira de governador interino, onde anunciará seu secretariado e as primeiras medidas.

 

Ainda na AL, após empossado, Carlesse afirmou que usará o mandato pra mostrar o que acredita ser o melhor pro Estado e garantiu também que manterá as ações em andamento no Estado.

 

“Eu sempre digo que aprendi na vida que só o trabalho e a dedicação fariam realizar meus sonhos. Aprendi com minha mãe, já que perdi meu pai muito cedo, que a honestidade está acima de tudo. Infelizmente, não tive como continuar meus estudos, pois tinha que trabalhar para sobreviver e ajudar minha família. Eu quero ser o motor desse novo tempo. O Governo vai chegar aos municípios por meio do municipalismo integrado. Vamos buscar a união de todos, sem olhar para cor partidária, sem politicagem, sem ódio, sem mágoa”, garantiu.

 

Mauro Carlesse finalizou seu discurso afirmando que quer inaugurar um Tocantins de amor ao próximo, respeito às diferenças e integração dos municípios. “Assim como fizemos na Assembleia, o Governo do Estado, a partir de agora, inicia a era do municipalismo. Afinal, é nos municípios que a vida acontece e os problemas devem ser enfrentados. Sejam bem-vindos ao novo Tocantins, onde todos terão voz e vez”, concluiu.

 

Na mesa solene, estavam presentes presidente do Tribunal de Justiça, sembargador Eurípedes Lamounier; o procurador-geral de Justiça do Estado, Clenan Renaut; o defensor público geral, Murilo Costa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Manoel Pires; e o vice-presidente da Câmara de Palmas, Leo Barbosa.

 

Nova composição na Assembleia

 

Com Luana Ribeiro (PDT) na presidência da Casa de Leis, Toinho Andrade (PSD) passa a ocupar cargo de 1º Vice-Presidente. Os outros cargos de diretoria da AL serão mantidos. Jorge Frederico (PSC) 1º Secretário; Nilton Franco (MDB) 2º Secretário; Cleiton Cardoso (PSL) 3º Secretário; Zé Roberto (PT) 4º Secretário.

 

Em seu discurso, a presidente agradeceu ao pai João Ribeiro e a mãe: "quero dividir esse momento com todas as mulheres tocantinenses. É a primeira mulher na história do estado a ocupar esse posto. Quero falar aos meus pares que vocês terão uma grande amiga, se estou aqui foi por vocês. Quero que a população tocantinense se sinta verdadeiramente representada por essa Presidência. Quero um trabalho de serenidade visando o melhor para o estado do Tocantins”, garantiu a deputada.

Comentários (0)