Eduardo se defende das acusações de Irajá e diz que são fruto de desespero

Irajá Abreu acusou o secretário de fazer chantagem imoral aos prefeitos da oposição e uso da máquina pública para fazer política, ameaçando deixar de repassar verbas às Prefeituras...

Irajá Abreu diz que repudia ação de Eduardo
Descrição: Irajá Abreu diz que repudia ação de Eduardo Crédito: T1 Notícias

O secretário de Relações Instituicionais do Estado, Eduardo Siqueira Campos, divulgou nota à imprensa na noite desta quinta-feira, 16, na qual repudia as acusações feitas pelo deputado federal Irajá Abreu, que assumiu recentemente a presidência do PSD no Tocantins. Irajá acusou o secretário de realizar chantagem imoral aos prefeitos de partidos de oposição.

De acordo com a denúncia enviada à imprensa, o deputado afirma que Eduardo faz “ameaças diretas de não repassar verbas públicas e de interferência àqueles que não se filiarem a partidos alinhados à atual administração e ao seu projeto político pessoal de candidatura, já em curso com o uso desabrido da máquina pública”.

Irajá Abreu acusa ainda Eduardo de "ação imoral, ilegítima e criminosa" ao se aproveitar da representação do governador do Estado, Siqueira Campos, para "ameaçar e chantagear prefeitos".

Na nota de repúdio Eduardo se defende das palavras de Irajá Abreu afirmando "não sou culpado pelo esvaziamento do partido que o deputado denunciante integra".

Segundo a assessoria do presidente do PSD, Irajá vai entrar com uma representação no Ministério Público Eleitoral contra Eduardo Siqueira na tarde desta sexta-feira, 18.

Confira a íntegra da nota de repúdio de Eduardo Siqueira Campos e da denúncia do deputado Irajá logo abaixo.

 

NOTA

Repudio, de forma veemente, as acusações feitas pelo parlamentar, só podendo atribuir às mesmas ao notório desespero e destempero que ele e outros membros da família vêm sendo protagonistas nos últimos dias.

O cumprimento do calendário eleitoral e as consequentes mudanças nos quadros partidários são fatos naturais dentro da democracia. Faz-se necessário aprender a respeitar a independência, opinião e as decisões de quem milita na vida pública e partidária.

O autor das supostas denúncias protagonizou recentemente um espetáculo de desrespeito e de desequilíbrio quando da visita que fez à casa do vice-governador do Estado que, por pouco, não virou caso de polícia, conforme a imprensa noticiou. Para não ir mais longe: é manchete da imprensa hoje mais uma ação da família do deputado, que insiste em dominar outro partido em detrimento do desejo de seus filiados.

Os prefeitos e líderes do Estado do Tocantins são maduros, experientes e capazes de decidir os seus rumos, de saberem tomar suas decisões e tudo o que não desejam é conviver com a arrogância e a truculência daqueles que pretendem se impor pela força.

Sigo com serenidade, respeitando os partidos, seus integrantes, os prefeitos, as instituições constituídas e a democracia.

Não sou culpado pelo esvaziamento do partido que o deputado denunciante integra.

E, por fim, a opinião pública entenderá com facilidade essas circunstâncias, tendo em vista que a primeira a deixar o partido do deputado foi a sua própria mãe.

Eduardo Siqueira Campos

Secretário de Relações Institucionais

 

Denúncia aberta à população

O Partido Social Democrático (PSD) vem, de público,  REPUDIAR as chantagens imorais que têm sido feitas pelo ex-senador e secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, pré-candidato declarado  ao governo do Estado, aos prefeitos de partidos de oposição, especialmente do PSD, com ameaças diretas  de não repasses de verbas públicas e de interferência  em processos no Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas do Estado, contra aqueles que não se filiarem a partidos alinhados à atual administração e ao seu projeto político pessoal de candidatura, já em curso com o uso desabrido da máquina pública.

O ex-senador e secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos,  ademais,  na sua estratégia ilegítima, tem prometido aos prefeitos, numa afronta escandalosa à Justiça Eleitoral, realizar em seis meses o que o governo do qual é o Governador de fato e pré-candidato na sucessão de 2014, não conseguiu realizar em três anos de administração, fazendo uso da conhecida promessa de obras, com o pagamento da primeira parcela, uma tática utilizada em passado recente, para cooptar prefeitos municipais e depois deixá-los com obras inacabadas.

Diante do recrudescimento da ação ilegítima, arbitrária, anti-democrática e ilegal pois praticada com o uso escancarado da máquina pública, o PSD protocola nesta quinta, 17, fundamentado em um elenco de testemunhas e prefeitos indignados com a ofensiva ilegal, REPRESENTAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL,  para investigação das ameaças e chantagens praticadas pelo ex-senador, secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, pré-candidato declarado ao governo, e deputados da base aliada do Governo, que tem afrontado a Legislação Eleitoral e as instituições, desrespeitando  o próprio governo, partidos, prefeitos, TCE e Tribunal Regional Eleitoral, tratados pelo pré-candidato como instrumento de manobra de sua candidatura.

O PSD, por fim, coloca-se, como sempre esteve, ao lado da população do Estado, que se mostra indignada com a atual administração e vê o governo endividar o Tocantins em R$ 3 bilhões na mesma proporção em que, sem qualquer desfaçatez, faz uso da máquina pública para patrocinar um candidato ao governo, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos, secretário de Relações Institucionais,  que não se detém diante dos instrumentos de controle democráticos nem se intimida em chantagear e ameaçar prefeitos, em plena vigência do estado democrático de direito,  com o uso ilegal  das competências da representação delegada ao Governador do Estado, do qual se apropria, para a ação imoral, ilegítima e criminosa.

 

(Atualizada às 19h40)

 

 

Comentários (0)