Ida de Aragão para o Rede já estaria certa: vereadores também podem deixar o PPS

Reunião entre membros do PPS teria ocorrido nesta quinta-feira, 22; A pauta da discussão seria a saída de Aragão, Etinho Nordeste e Claudemir Portugal para o partido da ex-senadora Marina Silva

Deputado Sargento Aragão
Descrição: Deputado Sargento Aragão Crédito: Lourenço Bonifácio

Uma fonte informou ao T1 Notícias que já é quase certa a mudança do deputado Sargento Aragão do PPS para o Rede Sustentabilidade, partido que tem a ex-senadora Marina Silva como nome central. Além do deputado estariam de mudança para a nova sigla os vereadores da capital Etinho Nordeste e Claudemir Portugal, ambos do PPS.

Em uma reunião que teria ocorrido nesta quinta-feira entre os vereadores e Aragão, teria ficado acordado de que a decisão da mudança seria tomada em conjunto. O ex-governador Paulo Sidnei (PPS), que já acenou em junho deste ano o seu descontentamento com a aproximação do PPS com o Governo do Tocantins, também foi citado pela fonte como um dos que poderiam ir para o Rede.

Já ao T1 Notícias na manhã desta sexta-feira, 23, ele afirmou que por enquanto está quieto em relação à mudança de sigla. “Não descarto nada, mas também não afirmo nada”, completou Sidnei quando questionado sobre uma possível candidatura em 2014.

O vereador Claudemir Portugal não confirmou a saída para o Rede, mas disse que não há definido ainda sobre a mudança de sigla. "Eu disse para o Etinho e para o Aragão que mudar de partido agora seria interessante para quem está de olho em 2014. A gente não pode dizer que não existe a possibilidade (de mudança de partido). O Aragão já conversou com o rede, mas nenhum acordo foi firmado", completou.

Já Aragão, em entrevista ao T1 Notícias no dia 8 de agosto, acenou a possibilidade de ir para o Rede caso o PPS, que tem como presidente o deputado Eduardo do Dertins, se posicione como aliado do Governo do Estado.

O T1 Notícias não conseguiu falar com Aragão, que está viajando. A reportagem também tentou falar com o vereador Etinho Nordeste para repercutir as informações, mas as ligações não foram atendidas.

Entenda

No 1º semestre do ano, houve uma discussão sobre a possibilidade de união entre PPS e PMN, criando desta maneira o Mobilização Democrática (MD). Em abril deste ano houve diversas convenções em todo o Brasil para a criação e em Brasília aprovaram a fusão das duas siglas e a criação do MD.

Já no início do mês de agosto deste ano o PPS e PMN decidiram não realizar a união. Um dos problemas da fusão seria a janela de filiação partidária que se abre com a criação da nova sigla, isto é, esperava-se que muitos políticos fossem para o MD, mas teria ocorrido o contrário. Muitos filiados dos dois partidos queriam mesmo sair para uma terceira opção.

Com a aproximação por parte do PPS ao governo do Estado, o Aragão declarou diversas vezes a imprensa que mudaria de sigla por ser oposição a gestão do governador Siqueira Campos (PSDB).

 

(Atualizada dia 23/08/2013 às 10h42min)

Comentários (0)