No TCE, contas de Dois Irmãos são aprovadas com ressalvas

Severiano Costandrade participou da sessão e destacou a importância da participação de toda a equipe do Tribunal.

A Sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), nesta terça-feira, 4, marcou mais uma etapa na modernização da instituição. Foram julgados os dois primeiros processos totalmente eletrônicos da Corte tocantinense, por meio do e-Contas.

 

O presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade, participou da sessão e destacou a importância da participação de toda a equipe do Tribunal no momento histórico. “É uma satisfação pessoal e profissional. Foi um trabalho de todos nós com um custo zero, pois não precisamos contratar nenhuma empresa para esse trabalho, utilizamos nosso próprio sistema e, agora, o processo eletrônico é uma realidade”, ressaltou.

 

O conselheiro José Wagner Praxedes foi quem relatou o primeiro processo eletrônico julgado no TCE - a prestação de contas de ordenador da Câmara Municipal de Dois Irmãos do Tocantins de 2011 – antes de relatar os autos, ele lembrou o período de implantação da instituição. “Passa um filme na nossa cabeça, lembro quando recebíamos as pastas AZ com mais de mil páginas de documentos e agora está tudo aqui em uma tela. Toda a equipe do TCE está de parabéns”, comentou.

 

O presidente da Primeira Câmara, conselheiro corregedor Manoel Pires dos Santos, se disse honrado em participar deste momento e destacou a importância deste passo em relação à sociedade. “Com estas mudanças também será facilitado o acesso da sociedade as decisões tomadas no âmbito do Tribunal de Contas”, assegurou.

 

Diversos servidores acompanharam a sessão, que também contou com a presença da conselheira Leide Mota, e integrantes da equipe de Tecnologia da Informação do TCE, juntamente com o diretor de Informática, Francisco de Assis dos Santos Júnior e o coordenador da comissão de estudos sobre o processo eletrônico, auditor Moisés Vieira Labre, que falou das expectativas para o ano que vem em relação ao e-Contas. “O processo eletrônico é uma novidade no país. Os Tribunais de Contas estão transformando seus processos. No final do ano vamos avaliar esta implantação e a expectativa é que todos os processos desta Corte sejam eletrônicos”, projetou.

 

O segundo processo eletrônico julgado foi apresentado pelo conselheiro substituto, auditor Jesus Luiz de Assunção, as contas consolidadas de Aliança do Tocantins de 2011.

 

Resultado dos processos

A prestação de contas de ordenador da Câmara Municipal de Dois Irmãos do Tocantins foram julgadas regulares com ressalvas, em razão da falta de planejamento no que tange a aquisição de materiais, o que pode comprometer os registros contábeis de valor do estoque. Já as contas consolidadas de Aliança do Tocantins receberam parecer pela aprovação.

Comentários (0)