Sem identificação de instituto, pesquisa nas ruas avalia 100 dias de Amastha

Questionário traz perguntas sobre competência, honestidade, melhorias, fiscalização dos quiosques e da lei seca, combate a dengue, tapa buracos entre outros pontos da gestão da Capital

Uma pesquisa está nas ruas para avaliar os 100 dias de gestão do prefeito Carlos Amastha (PP). O nome do instituto não vem no questionário e o entrevistador também não informou o nome do instituto, apenas disse ter sidoi contratado para atuar na pesquisa de avaliação da gestão do prefeito, encomendada pela prefeitura. A pesquisa busca medir a popularidade do governador Siqueira Campos e de sua gestão e ainda a intenção de votos para governador nas eleições 2014.

Uma das questões traz afirmações para o entrevistado que deve responder se concorda total, concorda em parte, discorda, discorda em parte ou não sabe. As questões são: “Amastha está mostrando competência, a administração Amastha parece ser honesta, a administração Amastha está melhorando Palmas e o prefeito está trazendo recursos para obra”.

Logo no início do questionário vem a frase: “A cidade de Palmas tem uma nova administração desde 1º de janeiro, que está completando 100 dias”. Na primeira parte as questões buscam saber qual a percepção da sociedade sobre a gestão comparada com a gestão anterior. As respostas dadas aos entrevistados são: “Está melhorando, igual antes ou está piorando”.

Os assuntos são os mais diversos, mas em primeiro lugar vem a avaliação nos órgãos da prefeitura, seguido de organização e fiscalização dos comerciantes (quiosques), trabalho de tapar buracos, operação lei Seca, combate a dengue, cuidado de canteiros e praças,

Um dos questionamentos é sobre o “Atendimento nas unidades de saúde” que vem seguido da instrução: “Não é o HGP”. Em seguida vem limpeza da cidade, iluminação das ruas, fiscalização do transito pela guarda municipal, controle de alagamentos e a sensação de Palmas ser uma boa cidade.

“Qual é a sua avaliação do prefeito Amastha no Twitter?”, faz parte do questionário que vem com as respostas: “Não acompanho, gosto, não gosto e acompanho, sem opinião formada”.

Governo Siqueira e 2014

Além dos dados sobre a gestão, a pesquisa também busca informações da popularidade do governador Siqueira Campos (PSDB). Sobre o governo do Estado, a pesquisa questionava: “Qual é a sua avaliação da atuação do governador Siqueira Campos?”. As respostas eram ótimo, bom, regular, ruim, péssimo ou não sabe. O questionário trazia ainda outra pergunta sobre Siqueira: “Dê uma nota de 1 (pior) a 10 (melhor) para a atuação do governador Siqueira Campos”.

O questionário traz também a pergunta espontânea: “Se as eleições para governador do Tocantins fossem hoje, você teria candidato escolhido?”. A questão trazia 12 possibilidades de resposta. Em 1º lugar vinha o nome do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), em 2º lugar o nome do ex-governador Carlos Gaguim (PMDB), em 3º o nome da senadora Kátia Abreu (PSD), em 4º o do secretário de Relações Institucionais Eduardo Siqueira Campos (PSDB), em 5º vem o nome do prefeito Amastha.

Em 6º lugar na pergunta sobre as intenções de voto para governador nas eleições 2014, o questionário trazia ainda o nome do  deputado estadual Sargento Aragão (PPS) que foi eleito como vice de Amastha, mas não assumiu o cargo e se tornou seu desafeto político. No 7º lugar figura o nome do senador Vicentinho Alves (PR) seguido de Outro, Não tem opinião formada, Nenhum – Não votaria, Votaria em branco e Anularia o voto.   

Imprensa
A avaliação busca também saber quais os veículos da imprensa e meios mais utilizados pela população para se informar sobre a gestão Amastha. “Como você se informa ou fica por dentro das ações da administração Amastha?”, essa é a pergunta do questionário que tem no item número 9 o nome do site T1 Notícias como Roberta Tum acrescido com blog ou Twitter em parentêses sendo que os demais sites Conexão Tocantins e Cleber Toledo traz apenas o nome site. As respostas ao questionamento sobre a imprensa são: “1) Quase não me informo, 2) Noticiários de TV; 3) Programas de rádio, 4) Jornal do Tocantins; 5) Jornais semanais, 6) Jornal Daqui; 7) Amigos, 8) Cleber Toledo (site); 9) Roberta Tum (blog ou Twitter), 10) Conexão Tocantins (site); 11) Twitter do Amastha e 12) Internet da Prefeitura.

 

Prefeitura
O T1 Notícias solicitou via e-mail e por telefone, às 10h54, de hoje, à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Palmas, confirmação a cerca da informação dada pelo entrevistador de que a administração municipal é a contratante. O T1 também questionou o valor da pesquisa e o nome do instituto contratado para realizar o serviço. Aguardamos posicionamento da Prefeitura.
 

Comentários (0)