Sindjor condena tentativa de intimidação à jornalista por parte de deputado

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado distribuiu nota de repúdio na tarde desta quinta-feira, 11 pelo tom agressivo e palavras de baixo calão usadas por deputado contra jornalista

 

O episódio registrado na manhã desta quinta-feira, 11 na Assembléia Legislativa, quando o deputado Wanderlei Barbosa usou a tribuna da Assembléia para atacar o Portal T1 Notícias e o jornalista Eduardo Lobo pela veiculação de matéria de denúncia sobre o fato de seu filho Yghor Leonardo Castro, servidor da prefeitura de Palmas, cumprir expediente em seu gabinete, provocou nota de repúdio por parte do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins. O Sindjor lamentou o episódio e o classificou como tentativa de intimidação ao trabalho do repórter, atentando contra a liberdade de imprensa. Leia a íntegra da nota abaixo:

 

Nota de Repúdio

Intimidação a jornalistas é atentado às liberdades de expressão e de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins Sindjor/TO lamenta o episódio ocorrido na última quinta-feira, 11, na Assembleia Legislativa, em Palmas/TO, quando o jornalista Eduardo Lobo, no exercício da profissão, foi agredido verbalmente pelo deputado Wanderley Barbosa. A atitude do deputado, que desrespeitou o profissional chamando-o de vagabundo e outros termos de baixo calão é uma tentativa de intimidação ao trabalho do repórter, atentando às liberdades de expressão e de imprensa.

O Sindjor, reafirma nesta oportunidade, sua solidariedade ao repórter do T1 Noticias pelo ataque sofrido e ressalta que a verdadeira democracia exige dos agentes políticos a aceitação da crítica.

Ressalta também que o Jornalismo é, por essência, uma atividade que busca lançar luz sobre fatos obscuros para os cidadãos. Ao mesmo tempo, conclama a sociedade tocantinense a ficar vigilante contra qualquer tentativa de tutela que queiram imprimir ao Jornalismo, atividade que é um dos pilares de Estado de direito e da própria democracia.

A DIRETORIA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS

 

Comentários (0)