Vereador denuncia perseguição a servidores: prefeitura e Seduc negam acusações

Pastor Antônio diz a gestora está praticando caça às bruxas contra quem não a apoiou nas eleições e que ela se utiliza de contratos temporários do Governo do Estado como balcão de negócios

 

O vereador de Combinado pastor Antônio Francisco da Fonseca (PSDB) protocolou denúncia, na manhã desta terça-feira, 2, no Ministério Público Estadual (MPE), no Palácio Araguaia e na Secretaria Estadual da Educação e para a executiva estadual do PSBD alegando que a prefeita Maria do Socorro Ferreira Moraes (PSD) está perseguindo servidores e populares que não teriam votado nela nas eleições 2012. E ainda que a prefeita estaria sendo apoiada pela Diretoria Regional de Ensino utilizando dos contratos temporários na Secretaria Estadual da Educação (Seduc) como balcão de negócios para promover a perseguição política "incansável" aos seus desafetos políticos e não aliados.

Segundo o vereador que é oposição a prefeita, na cidade está uma “perseguição tremenda. Só atende quem votou nela”, frisa. Na denúncia aos órgãos, o vereador apresentou os casos de quatro servidores que teriam sido perseguidos pela prefeita entre eles o servidor concursado como fiscal de tributos do município de Combinado Paulo Palmeira de Souza. O vereador alega que Souza está “na geladeira” na gestão atual e que não lhe foi atribuído nenhuma atuação. “Ele vem apenas assinando o livro de ponto e presença e cumprindo o horário sem que lhe seja atribuído nenhuma tarefa ou serviço diário para ser executado. E foi proibido de exercer as tarefas que fazia na gestão anterior”, frisa o vereador.

Dois casos nos quais o vereador alega perseguição no âmbito da Seduc é o de Rodson Layne Luiz Barbosa que teria sido exonerado do cargo de diretor da Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira a pedido da prefeita. E também de Luciana Martins Novais que teria tido seu nome recusado, a pedido da prefeita, para a renovação do contrato temporário de auxiliar de serviços gerais onde era lotada no Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva. “Apesar da orientação do governador Siqueira Campos para que os auxiliares de serviços gerais fossem recontratados, eles não recontrataram a servidora pelo fato da prefeita não querer”, afirma o vereador.

Saúde

“Eles estão negando ambulância e ajuda para tratamento de saúde fora da cidade”, afirma o vereador que diz também não ter médico nos fins de semana na cidade. “No fim de semana não tem ninguém para atender, só tem enfermeira, mas não pode dar um comprimido para ninguém”, disse o vereador pastor Antônio.

Conforme o vereador, familiares da prefeita “usam os carros da Prefeitura para assuntos particulares” enquanto populares têm negado o pedido de ajuda para sair da cidade em casos de saúde.

 

Prefeitura

O procurador do município de Combinado Júlio César Evangelista Rodrigues negou as acusações do vereador e disse que o mesmo já fez várias denúncias infundadas. “Ele está querendo se promover com denúncias descabidas. Ele foi adversário político da prefeita e ele esqueceu que as eleições acabaram. A prefeita nunca pediu a exoneração de ninguém. As mudanças que estão havendo são coisas do próprio Governo. O Estado está fazendo adequações em todos os municípios”, apontou, informando que a prefeita não tem problema algum e que a prefeitura convocou aprovados em concurso que já estava em andamento antes dela assumir a gestão.

Seduc

Através de nota a Secretaria Estadual de Educação informou que "em virtude da falta de professor da disciplina de Geografia, no município de Combinado, especialidade do ex-diretor Rodson Layne Barbosa optou-se, para garantir a qualidade do ensino oferecido retorná-lo à sala de aula. No lugar do professor de Geografia, assumiu um pedagogo, com vasta experiência em administração escolar, o que demonstra não haver qualquer tipo de perseguição política e sim adequação para a melhoria, inclusive, do conteúdo oferecido aos alunos em sala de aula".

Sobre Luciana Martins Novais a Secretaria informou que "ao ser convocada para reassumir a vaga de auxiliar de serviços gerais, quando da recontratação, a profissional se recusou a assumir. Em virtude de sua recusa a Diretoria Regional de Ensino de Arraias, que compreende o município de Combinado, encaminhou novos nomes para aprovação e contratação. Vale ressaltar que o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Educação pauta suas ações pela qualidade na educação, respeito ao cidadão e pelos profissionais que servem a comunidade tocantinense", informou a Seduc, em nota.

Comentários (0)