Canadense e peruana são primeiros colocados na Corrida de Fundo, nos JMPI

Com um percurso de 8,4 km para ambas categorias, os estrangeiros dominaram, tanto no feminino quanto no masculino

Corrida de Fundo reúne 500 atletas indígenas
Descrição: Corrida de Fundo reúne 500 atletas indígenas Crédito: Secom Palmas

Cerca de 500 Indígenas estiveram presentes neste sábado, 31, na Vila dos Jogos para a disputa da Corrida de Fundo, prova que teve parte do percurso em chão de terra e parte de asfalto na Avenida Teotônio Segurado e imediações. A primeira largada foi na categoria masculina, e aconteceu às 8h30, logo após a saída dos homens, as mulheres que foram para a prova.

 

Com um percurso de 8,4 km para ambas categorias, os estrangeiros dominaram, tanto no feminino quanto no masculino.

 

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o canadense Rilee, que comemorou o feito, lembrou da família e falou sobre sua impressão a respeito do Brasil.

 

"Estamos muito felizes em fazer parte desta festa maravilhosa aqui no Brasil e celebrar com os nossos irmãos. Perdemos muitos parentes no passado e essa vitória é dedicada à minha família. Quando eu for embora vou sentir muitas saudades, especialmente do churrasco brasileiro", afirmou Rilee.

 

Na categoria feminina, a grande campeã foi a atleta peruana Pilar Villogos, que chegou com um pouco de dificuldade, devido ao calor, mas manteve distância das adversárias. A vice-campeã foi a canadense Lannie Houk, e a terceira posição com a Rayani, da etnia Xambioá Karajá.

 

"Tô muito feliz pela vitória, feliz por estar representando meu país que é o Peru, e minha cidade Caballococha. Me emociono quando lembro dos meus pais, e das minhas companheiras que sempre me apoiam. Vamos Peru!", afirmou Pilar Villogos, primeira mulher campeã da corrida de fundo, dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

 

A premiação da competição disputada nesta manhã aconteceu às 16 horas na Arena dos Jogos.

Comentários (0)