Etnias tocantinenses Karajá e Xerente garantem vaga na final do futebol dos JMPI

A decisão do torneio de futebol dos Jogos Mundiais Indígenas acontece nesta sexta-feira, 30, a partir das 19h30 no estádio Nilton Santos. Todos os jogos são abertos ao público e têm entrada franca

Atletas do Tocantins disputam a final
Descrição: Atletas do Tocantins disputam a final Crédito: Foto: Fundesportes

Manhã de vitórias para os indígenas tocantinenses das etnias Karajá e Xerente, que avançaram às semifinais do torneio de futebol dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. No masculino, as equipes irão se enfrentar, o que significa que pelo menos uma etnia do Tocantins estará na final. Os Xerente garantiram a  classificação também no feminino e duelam com as Tapirapé pela vaga na final. As semifinais acontecem nesta quinta, 29, a partir das 7h30 na Ulbra (feminino) e estádio Nilton Santos (masculino).

 

Todas as partidas foram realizadas na manhã de quarta, 28. No feminino, aconteceu a única goleada da rodada: Guarani Kaiowa 10 x 1 Rikibaktsa. Entre as mulheres, o Canadá também passou de fase ao eliminar as peruanas com o placar de 2 a 0. Para avançar às semi, Xerente venceram Xambioá por 4 a 1 e Tapirapé derrotaram as indígenas Gavião por 2 a 1.

 

Entre os homens, o dia foi de jogos muito disputados, resultados apertados e disputas de pênalti. Os Xerente venceram os Canela por 1 x 0 e garantiram a vaga na próxima fase.

 

Paraguaios e indígenas Gavião fizeram a partida mais acirrada da manhã, que terminou empatada sem gols, e levou a decisão para os pênaltis. Melhor para os paraguaios que converteram duas cobranças e avançaram às semifinais. Os Bolivianos também deixaram os Terena pra trás depois de fazer 2 a 1 nos pênaltis em partida que terminou em 1 a 1 na etapa regulamentar.

 

A decisão do torneio de futebol dos Jogos Mundiais Indígenas acontece nesta sexta-feira, 30, a partir das 19h30 no estádio Nilton Santos. Todos os locais de jogos são abertos ao público e têm entrada franca.

 

Comentários (0)