Noite de desfile da beleza indígena e queima de fogos movimentam Vila dos Jogos

Cerca de sete mil pessoas prestigiaram o desfile de 63 moças indígenas de etnias de diversos países na noite de sábado,24, na Vila dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Modelos indígenas desfilaram na Arena Green
Descrição: Modelos indígenas desfilaram na Arena Green Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A noite deste sábado, 24, foi marcada por muita beleza indígena, cerca de sete mil pessoas lotaram as arquibancadas da Arena Green, na Vila dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas para prestigiar o desfile de 63 moças de etnias de diversos países. No encerramento do evento, todas as modelos entraram juntas na Arena e acompanhadas por índios gueirreiros que carregaram uma tocha contendo fogo sagrado, promoveram um ritual simbólico, que deu início à queima de fogos que coloriu por cerca de 10 minutos o céu na Capital.

 

Durante o desfile cada modelo indígena teve a oportunidade de apresentar parte de sua característica cultural e de sua etnia, através das figuras e pinturas corporais e ainda de cocares, tecidos e figurinos cheios de simbolismos.

 

Além das atrações da Arena Green, o público teve a oportunidade de conhecer as peças de artesanato que estão sendo comercializadas na Feira Internacional de Artesanato Indígena do Sebrae, as iguarias culinárias que estão sendo vendidas na Feira da Agricultura Familiar Indígena e ainda, apreciar os espaços da Oca da Sabedoria e da Oca Digital.

 

Ao longo de toda a Vila, por todos os lugares, turistas do Brasil e de outros países aproveitaram a oportunidade para tirar fotos com indígenas de diversas nacionalidades, que caracterizados com estilos culturais de suas etnias constroem a diversidade cultural da Vila dos JMPI.

Comentários (0)