A um dia da eleição para escolha dos representantes das prefeituras e câmaras municipais, os eleitores que ainda não definiram seus votos, ou mesmo os que já definiram, devem refletir sobre o que querem para seus municípios, quais são seus planos de governo e o que propõe para melhorar suas cidades e a vida da população. Neste contexto, a informação é a melhor aliada para depositar na urna eletrônica um voto mais consciente.
Mas, onde buscá-la? muito além dos programas gratuítos de rádio e tv, panfletos, reuniões e comícios, os quais o eleitor conviveu nas últimas semanas, está disponível na internet a ferramenta DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por ela, é possível conhecer as propostas e planos de todos os candidatos que concorrem às eleições do dia 6 de outubro. No Tocantins, são 139 prefeituras/Câmaras Municipais e 330 candidatos a prefeito, 335 candidatos a vice-prefeito e 6.527 candidatos ao cargo de vereador.
Grande Impacto
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO reforça que a escolha de uma prefeita e um prefeito é uma decisão de grande impacto na vida local, e para isso, é necessário analisar não apenas o histórico e a conduta dos candidatos, mas também seus planos de governo. O documento é considerado tradicional na política brasileira e está na lista da documentação obrigatória que as candidatas e os candidatos devem apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Plano de governo
É por meio dos planos de governo que as eleitoras e os eleitores conhecem as prioridades dos mandatos de cada candidata ou candidato, além das propostas mais citadas como: saúde, segurança, educação e mobilidade urbana.
Vale ressaltar que a consulta ao plano de governo não deve ficar restrita ao momento de escolha de uma candidatura. Após a eleição, o documento pode auxiliar a cidadã e o cidadão na fiscalização e cobrança das ações executadas em seu município, contribuindo para a melhora da gestão pública.
DivulgaCandContas
A plataforma DivulgaCandContas, desenvolvida pelo TSE, oferece uma solução prática e eficiente para essa necessidade. Atualizada a cada 30 minutos, a plataforma fornece uma gama de informações detalhadas e atualizadas, incluindo registros de candidatura, limites de gastos de campanha, listas de bens declarados, ranking de doadores e, principalmente, os planos de governo de cada concorrente.
Acesso à plataforma
Para consultar as informações, não é necessário realizar cadastro prévio ou autenticação, basta acessar o DivulgaCandContas, localizado no site do TSE, e filtrar por região, estado e município desejados. Assim, a eleitora e o eleitor tem à disposição todas as ferramentas necessárias para fazer uma escolha consciente nas urnas.
Comentários (0)