Alunas do Senai em Araguaína garantem renda familiar com corte e costura

Elas procuraram o SENAI Tocantins em busca de capacitação e hoje sobrevivem da profissão que aprenderam na instituição

Foi-se o tempo em que corte e costura eram simplesmente atributos de dona de casa, com o tempo se tornou profissão e para muitos é a principal fonte de renda da família. É por essas e outras razões que pessoas, como jovens e senhoras, resolveram buscar no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, em Araguaína, a qualificação que precisam para se darem bem no mercado de trabalho.

 

Não é difícil encontrar exemplos no SENAI Tocantins de pessoas que estão conseguindo ter uma vida melhor através da capacitação, assim está acontecendo com a ex-trabalhadora rural que se tornou costureira profissional. Raimunda de Carvalho, 54 anos, deixou a roça e veio para a cidade de Araguaína acompanhar os três filhos que precisavam fazer ensino superior. Foi aí que a máquina de costura Ponto Reto, herança de sua mãe, saiu do canto da casa e ganhou espaço em sua vida.

 

“Não sabia usar a máquina e nem costurar, então fui atrás de algo que poderia me ajudar e acabei conhecendo o SENAI, onde faço o curso em Máquina Reta e Overloque, que estou adorando. Através da qualificação estou conseguindo realizar trabalhos e ganhar dinheiro”, afirma a dona de casa.

 

Outro exemplo de vida envolvendo o SENAI é Lusinete Miranda, que planejou se tornar costureira e está mudando de profissão. Com o dinheiro que ganhou como doméstica comprou máquinas de costura Ponto Reto, Overloque e Galomeira e agora trabalha sem precisar sair de casa. “A costura é uma profissão que nunca sai da moda, ganho meu sustento, não tenho chefe e administro meu próprio dinheiro”, diz Lusinete.

Comentários (0)