O filho de André Alves Aguiar, 39 anos, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Tocantins, viajou para São Paulo no último dia 06 de agosto e não vai passar o domingo, Dia dos Pais, com ele. No entanto, a ausência de Alisson Aguiar, de 18 anos, é motivo de alegria para este pai. Ele incentivou o filho a entrar no mundo da educação profissional do Senai e colhe na próxima semana um importante resultado: Alisson vai representar o Tocantins e o Brasil na WorldSkills 2015, maior competição internacional de educação profissional que acontece de 11 a 16 de agosto na capital paulista.
Além de ter que desenvolver provas de habilidades técnicas relacionadas às profissões da indústria seguindo padrões técnicos internacionais, Alisson levou mais um desafio na mala: trazer o presente escolhido por seu pai, uma medalha na competição. Mesmo sendo instrutor do SENAI na área de refrigeração, André incentivou o filho a cursar e participar da competição em outra ocupação, a de Pintura Decorativa. Conseguindo êxito nesta missão, a entrega do presente poderá ser ao vivo, pois o pai orgulhoso já avisou: “Eu não perderia a oportunidade de ver meu filho nessa competição”, disse após garantir sua ida com recursos próprios.
Realizada de dois em dois anos, a WorldSkills teve suas fases iniciais (Olimpíada do Conhecimento – etapa estadual e nacional) disputadas ainda no ano passado e, desde então, a preparação do competidor tem sido intensa tanto em Palmas, como em Brasília, onde esteve até o início deste mês com a delegação brasileira.
Se depender da confiança do Alisson, o presente será buscado com muita garra já que ele assegura ter foco e determinação para ser um dos vencedores da competição. Seja avaliando com seu conhecimento profissional e técnico como instrutor do SENAI, ou mesmo com a admiração e projeção de pai, André garante: “Ele está mais do que preparado e pra mim já é um campeão”.
WorldSkills
O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços.
Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.
Comentários (0)