Empresários de Palmas participaram nesta segunda-feira, dia 11, no auditório do Senac, do Seminário “Como Driblar a Crise”. Objetivo do evento, promovido pelo Sebrae Tocantins em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), foi apoiar e propor novos caminhos para a classe empresarial, estimulando os mesmos a pensar estrategicamente em como contornar a atual crise econômica que assola o País.
De acordo com o superintendente do Sebrae e palestrante do Seminário, Omar Hennemann, o conjunto de informações recebidas pelos empresários faz com que aconteça uma profunda reflexão sobre o que está acontecendo na sua empresa. “As dicas foram passadas aos participantes, no entanto a implantação das estratégias depende de cada empresário e esse, sempre que possível, deve envolver seus colaboradores no processo de melhoria da empresa”, afirmou o Superintendente.
Programação
O evento iniciou com a Campanha de Vendas 2016, da Acipa e CDL e logo em seguida o superintendente do Banco do Brasil, Edson Branco Cruz, apresentou a palestra Enfrentar o Momento é Bom Pra Todos. Segundo ele, as instituições financeiras estão ao lado dos empresários que buscam aplicações empreendedoras, mas é preciso ter cuidados.
“Em relação à crise, sairá dela aquele empresário que melhor se adaptar as mudanças. É preciso oferecer melhores produtos, intensificar a qualidade do seu atendimento e serviços, estamos em um mar de oportunidades e o empresário que enxergar isso será ele o primeiro a sair da crise”, explicou Edson Branco Cruz, que aproveitou a oportunidade para ratificar a parceria do Banco do Brasil com o Sebrae, como também apresentou soluções financeiras e serviços bancários voltados à micro e pequena empresa.
Já a superintendente da Caixa Econômica Federal, Silvia Pelloso, apresentou a palestra Desenvolva Seu Negócio com a Caixa. Segundo Pelloso, crise é uma janela aberta de oportunidades e nesse momento as portas e produtos da instituição financeira estão à disposição do crescimento e desenvolvimento do Tocantins e do Brasil.
Ainda nesse sentido o gerente do Banco da Amazônia, José Nunes Netto, abordou a palestra o seu Negócio nos Interessa e dentro dela a importância da geração de renda nas empresas. Garantiu o gerente que o Banco disponibilizou em seu orçamento desse ano, cerca de R$ 25 milhões para serem investidos nas micro e pequenas empresas. “É fundamental fazer negócios, pois assim iremos prosperar, crescer e reforçar o capital de giro das empresas”, concluiu José Nunes Netto.
O encontro foi finalizado com o superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, que lançou o programa intitulado No Rumo. Na sequência foi ministrada a palestra ComoDriblar a Crise, onde Hennemann expõe que o fantasma da crise é real, porém garante o superintendente que é primordial investir na boa informação para o sucesso da empresa. “É essencial pesquisar, ficar antenado sem deixar abalar a autoestima”, afirmou.
“Desanimar é palavra proibida para os empresários, não desesperar, seja criativo, analise seus produtos, equilíbrio é peça fundamental, já que as pessoas mudaram seus hábitos e comportamentos em relação às compras. Mas é preciso continuar vendendo e para isso é necessário maior habilidade com as vendas, essas devem ser mais humanizadas e personalizadas”, sugeriu ele, afirmando que dentro desse processo, o Sebrae está ao lado do empresário disponibilizando pacotes especiais de soluções necessárias para driblar a crise.
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