Ética, amor e sustentabilidade são temas de palestra promovida pelo Sebrae

Doutor e professor na USP, Clóvis de Barros Filho levou público à reflexão profunda em congresso promovido pelo Sebrae no dia 19, quinta-feira, em Palmas

“Faça tudo de tal maneira que amanhã você consiga fazer o que você fez hoje. Ou seja, não comprometa o amanhã!” Essa foi uma das grandes reflexões que o doutor e professor da Universidade de São Paulo (USP) Clóvis de Barros Filho levou ao público no primeiro dia do I Congresso Sebrae de Sustentabilidade. O evento foi aberto nesta quinta-feira, dia 19, e segue durante todo dia de hoje, no anfiteatro do Colégio São Francisco de Assis, em Palmas.

 

Em sua palestra “Ética, Amor e Sustentabilidade”, Barros Filho citou pensamentos de grandes autores como Aristóteles, Jesus Cristo e Friedrich Nietzsche. “O que a vida deve ter para valer a pena? A vida vale a pena quando há busca pela excelência”, disse ele em uma das reflexões sobre ética a partir do pensamento de Aristóteles. 

 

O professor doutor exemplificou ainda situações que evidenciam a escassez da moral. “Em uma escola colocaram câmeras nas salas de aula e comunicaram aos pais que eles podem acompanhar seus filhos pela internet. É como se dissesse que na frente das câmeras eles devem se comportar e por trás podem fazer o que quiser. É a escassez da moral e é aí que a ética se faz tão necessária”, afirmou Barros Filho.

 

Ao fim da palestra, o professor doutor fez um chamamento para que cada um se dispusesse a oferecer a alguém um momento bom. “Todos nós somos responsáveis por construir juntos uma convivência possível. Se não for por nós, que seja para nossos filhos, para as próximas gerações”, finalizou.

 

Considerado pela revista Exame e pela HSM Expo como um dos melhores palestrantes do país e o melhor das Américas sobre o tema ‘Ética’, Clóvis de Barros Filho atua não apenas no Brasil, como também na Argentina, Chile, Uruguai, México, Canadá e Estados Unidos. 

 

Congresso

O evento teve início ontem com as boas vindas dada pelo superintendente do Sebrae, Omar Antonio Hennemann. “No dia a dia esquecemos da sustentabilidade. Precisamos pensá-la como nossas necessidades atuais sem comprometer as próximas gerações”, destacou ele, ao ressaltar um dos temas do congresso. O superintendente estava acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro Ferreira, e do diretor de Administração e Finanças da instituição, Jarbas Meurer.

 

Além de Barros Filho, o congresso também recebe hoje os palestrantes Ricardo Voltolini, que irá falar aos participantes sobre “Liderança e Sustentabilidade”, Felipe Saboya, que ministrará a palestra com o tema “Iniciando a Gestão Empresarial Responsável, Michelle Fildelhoc, que irá abordar “Empreendedorismo Social”, e a Monja Coen Roschi, que apresentará aos participantes a palestra sobre “Desastres Naturais e Violências Humanas”. Além das palestras, o evento conta em sua programação com talk show e apresentação de casos de sucesso de empresas que conseguiram crescer tendo a sustentabilidade como aliada.

 

Comentários (0)