Faet compõe Conselhos que trabalham desenvolvimento do setor agropecuário no TO

Federação da Agricultura do Tocantins faz parte dos principais conselhos que trabalham o desenvolvimento e o fortalecimento do setor agropecuário no Estado do Tocantins

Presidente da Faet/Senar Paulo Carneiro
Descrição: Presidente da Faet/Senar Paulo Carneiro Crédito: Divulgação

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), criada em 07 de janeiro de 1989, tem a missão de representar, perante os poderes públicos e seus agentes, os interesses da categoria econômica rural e dos Sindicatos Rurais filiados, bem como colaborar com os poderes públicos, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a economia agropecuária do país.

 

Neste contexto, a FAET, ao longo desses anos, tem se tornado referência como entidade fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do setor agropecuário do Estado, bem como, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/TO), para a formação profissional dos produtores e trabalhadores rurais e na assistência técnica e gerencial das propriedades rurais nos 139 municípios do Tocantins, alcançando, com suas atividades, toda a zona rural, incluindo assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas.

 

Uma comprovação da dimensão de sua importância é a participação nos principais conselhos do setor produtivo no Tocantins e do país. Nesta última semana de março, a FAET tomou posse em importantes representações nas Câmaras Técnicas dos Conselhos Estaduais do Meio Ambiente (COEMA) e de Recursos Hídricos (CERH). No COEMA, a FAET faz parte das Câmaras de Assuntos Jurídicos; de Compensação Ambiental; de Licenciamento e qualidade Ambiental de ICMS Ecológico. No CERH, das Câmaras de Assuntos Jurídicos e de Procedimentos de Outorga e Ações Reguladoras.  

 

Para o presidente do Sistema FAET/SENAR Tocantins, Paulo Carneiro, “amparar e defender os interesses do produtor rural é nossa missão. Juntos, vamos continuar trabalhando para fortalecer nosso setor e nossa categoria, pois acreditamos no crescimento alicerçado nas boas parcerias e na força de vontade para vencer qualquer obstáculo”, destaca Carneiro.

 

Representação Nacional

Na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a FAET faz parte das Comissões de Bovinocultura de Corte; Bovinocultura de Leite; Equinocultura; Aquicultura; Aves e Suínos; Ovinos e Caprinos; Cereais, Fibras e Oleaginosas; Café; Cana de Açúcar; Fruticultura; Silvicultura; Hortaliças e Flores; Meio Ambiente; Assuntos Fundiários; Trabalho e Previdência; Pequenas Propriedades; Logística e Infraestrutura; Empreendedores Familiares Rurais e Comercio Exterior.

 

No Tocantins, a FAET ocupa cadeira nos Conselhos do Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro); do Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae); de Desenvolvimento Econômico; de Contribuintes e Recursos Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda; de Consumidores de Energia Elétrica (CEETO); Junta Comercial do Tocantins (Jucetins); de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS); de Meio Ambiente (CERH);  de Relações Trabalho (COERT); de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE); da APA Ilha do Bananal / Cantão; de Mudanças Climáticas (SEMADES); da Produção Integrada da Agropecuária (SFA); do Grupo Executivo do CAR – Cadastro Ambiental Rural; de Sementes e Mudas do Tocantins (CCSM/TO); do Grupo de Trabalhadores para Preservação de Queimadas; do Comitê Gestor de Programa Tocantins do Trabalho Decente da Secretaria de Ação Social do Tocantins; do Conselho de Consumidores da Energisa e do Grupo Gestor do ABC Cerrado.

Comentários (0)