Os pais têm procurado realizar o sonho dos pequeninos e também os seus nas festinhas de aniversário. Desde o planejamento, orçamento, decidir o tema da festa até a realização do grande dia, muita coisa entra em jogo. Por isso, tem crescido cada vez mais o numero de profissionais dedicados a esta área de mercado.
Mayana Monteiro é estudante de Arquitetura e Urbanismo e resolveu trabalhar com decoração para festas infantis quando teve que deixar o antigo emprego. “Desde criança eu já gostava de fazer festinhas, gincanas, desfiles entre minhas amigas... e quando veio a minha filha, o amor me fez ainda mais planejar desde o chá de bebê, batizado e seus aniversários”, afirmou a empresária.
Hoje Mayana se dedica ao curso e a sua empresa de decorações que tem crescido bastante, segundo ela, principalmente depois que ela resolveu se profissionalizar e investir em materiais e trazer diferenciais aos seus clientes. “Botei a mão na massa, mesmo com um pouco de insegurança enfrentei e deu certo”, comemora a decoradora.
Os pais buscam mais do que o bolo com guaraná das festas de antigamente. Querem inovação, exclusividade, fantasias e muito glamour nas decorações. Tudo para encantar e entreter as crianças e envolver os adultos na festinha.
Para ver seu negócio crescer mais ainda, Mayana disse que procurou o Sebrae e se regularizou como Microempreendedora Individual. “Obtive informações sobre como administrar, quais impostos teria que pagar...” disse. “Prezo muito um bom atendimento e é isso que procuro sempre fazer independente da classe social. Saber que uma festa não está relacionado somente com o capital, mas a satisfação emocional do cliente, isso é mais importante” concluiu.
Para quem está iniciando o negócio...
O analista técnico do Sebrae, Fábio Cruz, afirmou em entrevista ao T1 Notícias que “a dica para quem está iniciando o negócio é, estruturar o empreendimento e verificar sua viabilidade”. As orientações são para qualquer tipo de negócio.
O microempreendedor deve conhecer o seu cliente. Qual seu perfil de consumo, quais seus hábitos, quanto e como ele está disposto a pagar pelo produto ou serviço. Segundo Fábio Cruz, “o ideal é encontrar respostas para identificação das necessidades que não estão sendo atendidas no mercado”.
Além disso, ele deve conhecer bem o seu mercado fornecedor e também os concorrentes. A decoradora Mayana Monteiro seguiu essas orientações quando resolveu se formalizar. Ela contou que observou trabalhos de outras empresas para ver no que poderia melhorar e onde poderia eventualmente ter algum problema.
“Outra tática foi aproveitar as técnicas do meu curso de arquitetura e desenhar o projetinho da festa em um papel e ir explicando ao cliente a questão da dimensão do espaço, circulação dos convidados, essas coisas” disse Mayana.
O analista do Sebrae afirmou que “se o candidato a empresário possui dificuldades, poderá procurar e contar com o apoio do Sebrae ou de profissionais no mercado habilitados e especialistas no assunto. Quanto a gestão do negócio, “o MEI deverá se atentar em fazer no mínimo, o seu livro caixa, afinal ele precisa saber no final do dia, da semana e do mês quanto faturou, quanto gastou para manter seu negócio”, informou o analista. O livro caixa é, portanto, uma das principais ferramentas para quem não quer se perder entre as contas do seu negócio e ter uma renda favorável ao seu faturamento.
O público alvo
Andreane Dantas está organizando o aniversário do seu caçula, que em poucos dias completa o primeiro ano de vida. Ela optou por fazer uma festinha com baixo custo e para isso resolveu ela mesmo fazer grande parte das coisas, como as lembranças.
O que a motivou foi “o prazer de cuidar de cada detalhe, mesmo gastando pouco” disse orgulhosa a mãe do Kalel Dantas. Ela procurou uma empresa especializada em decoração, e contratou um pacote mais simples. Os detalhes ficarão por sua conta.
Mesmo quando os pais decidem cuidar pessoalmente da organização da festa, a tarefa requer a ajuda de alguns profissionais ou mesmo recorrer a lojas especializadas em festas. Para isso, as empresas têm investido em atrativos que fazem a diferença na hora do parabéns.
“Eu não poderia deixar de celebrar a vida do meu filho. Mas também não queria extrapolar o orçamento. A alternativa que encontrei foi contratar apenas aquilo que demanda mais tempo e que é mais difícil de fazer e, com a ajuda de amigas, coloquei a imaginação pra funcionar na hora de arrumar tudo como queria. Tenho certeza que vai ficar lindo”, disse Andreane.
Cabe a cada empresa, como disse o analista do Sebrae, oferecer ao seu cliente aquilo que irá atender suas necessidades e tornar esse momento pré-festa mais prazeroso possível.
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