Desde outubro de 2015, os produtores de abacaxi, que fizeram o plantio de suas lavouras no fim do ano de 2014 já estão colhendo os frutos. A colheita deve continuar até fevereiro deste ano. Segundo estimativa da diretoria de Políticas para Agricultura e Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em 2016, serão colhidos aproximadamente 75 milhões de frutos.
No Tocantins, o plantio de abacaxi ocorre sempre de setembro a dezembro, início do período chuvoso na região, facilitando o desenvolvimento da planta na fase inicial. Um ano e meio depois, os frutos podem ser colhidos. “As lavouras de sequeiro demoram um pouco mais, podendo iniciar a colheita no mês de março”, explicou o engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura da Seagro, Genebaldo Queiroz.
O abacaxi pérola, variedade plantada no Tocantins, é considerado o mais saboroso e também o mais consumido no Brasil. Dentre essas tecnologias está o Programa de Produção Integrada e Sustentável, coordenado pela Seagro, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Exportação
Cerca de 90% do abacaxi produzido no Tocantins é comercializado para outros estados. Os principais estados compradores são Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. De toda produção do Estado, 60% provém da agricultura familiar.
(Com informações da Ascom/Seagro)
Comentários (0)