Está acontecendo no Parque do Povo a Feira de Calçados Palmas Shoes, destinada a lojistas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em sua segunda edição, a Feira, de acordo com a organização, já é a quinta maior do segmento, ficando atrás apenas das realizadas no Estado de São Paulo e na região Sul do Brasil. São 64 representantes comerciais, expondo mais de 230 marcas e trazendo a Palmas suas coleções primavera-verão, numa feira que se estende até o próximo dia 10.
Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro, prestigiou a abertura da feira e enfatizou a importância deste evento não só para o ramo de calçados, mas para no município de Palmas, uma vez que representa uma significativa injeção de dinheiro na economia local, com o aumento na movimentação em hotéis, restaurantes, transportes, entre outros. Estas, porém, são vantagens a curto prazo, mas o secretário adianta que trata-se de um segmento com imenso potencial a médio e longo prazos para o Estado.
"O reflexo duradouro disso é fazer com que o Tocantins, a cidade de Palmas, passe a fazer parte de um circuito nacional de feiras. Hoje é de calçados, mas amanhã pode ser de roupas, materiais de pesca, e assim por diante, fazendo com que o Estado se consolide como um ponto de referência para toda a Região Norte do País, de forma que empresários de todos os segmentos não precisem se deslocar até o Sul ou Sudeste, e venham tão somente a Palmas para encontrar todos os produtos que precisam para suas lojas”, vislumbrou o gestor, já pontuando o quão viável é este projeto. “Tanto é que hoje nós temos aqui nove estados do Norte e Nordeste do País vindo fazer suas compras através de lojistas pré-cadastrados e inscritos como tal”.
Alessandro Tavares, administrador da Feira, afirma que o evento foi um grande sucesso já na primeira edição, realizada no mês de fevereiro. Agora, a expectativa é aumentar em até 80% o volume de negócios, em relação à edição anterior. “Acreditamos numa movimentação significativa, chegando a um volume de vendas da ordem de R$ 30 milhões”.
Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins), Higino Piti reforçou a importância deste tipo de iniciativa para fomentar a economia. “A gente entende que estamos em um ano de crise, mas nada impede que se crie, se invente, se inove, possibilitando mercado para quem realmente quer fazer alguma coisa”, pontuou.
Vantagens para as empresas
A feira é destinada a um público bem específico. “Nosso público é o empresário, o lojista. Para eles, trazemos a vantagem de poupar o tempo, uma vez que se levariam até 2 meses para receber em suas lojas mais de 60 representantes comerciais, aqui podem, circulando pela feira, ter acesso aos produtos de todos eles em dois ou três dias. Outra vantagem é o acesso mais rápido ao que há de mais atual no mercado. O lojista pode visualizar todos os mostruários e, assim, efetuar suas compras”, explicou Alessandro Tavares.
José Roberto Jaculi, representante comercial, participa da feira pela segunda vez e destaca a importância da regionalização de eventos desta natureza tanto para as empresas que expõem quanto para os lojistas. “Elas tornam mais econômicas e produtivas a participação em feiras, uma vez que o empresário não tem a necessidade de fazer viagens longas. Estamos em um final de semana e o lojista não precisa fechar seu comércio para vir adquirir novos produtos. Por ser próximo, a logística é facilitada”, avaliou.
Também participando da feira desde a primeira edição, Hélio Vicente demonstrou otimismo em relação aos resultados. “Quando você faz um conglomerado de marcas, transforma a concorrência bem salutar. A primeira edição foi muito bem-sucedida e a expectativa é que os negócios nesta aqui tripliquem. A gente já tem a presença agendada de vários grupos, tanto do Tocantins, quanto de estados como Maranhão, Pará e outros”, comemorou.
Além do Governo do Tocantins, o evento tem o apoio, entre outros, da prefeitura de Palmas e do Sebrae.
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