O Sebrae Tocantins assinou contrato nesta quarta-feira, 30, com a empresa responsável pela montagem da estrutura da Feira Mundial de Artesanato Indígena. A empresaV3 Estruturas Especiais, locações e eventos foi a vencedora do processo licitatório feito pela instituição. A feira será realizada pelo Sebrae durante os Jogos Mundiais Indígenas, que acontecem em Palmas de 20 a 30 de outubro.
A empresa executará toda montagem e desmontagem de estrutura de mobiliário e decoração, compreendendo serviços de manutenção, instalações elétricas, hidráulicas e equipamentos diversos, seguindo o projeto arquitetônico da Feira. O trabalho começa a partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro.
A Feira apresentará uma leitura com as características dos povos indígenas do Tocantins, com 2,5 mil metros quadrados de área. O espaço terá 48 estandes de comercialização de artesanatos para atender os diversos povos indígenas que participarão dos jogos, espaços para apresentações culturais indígenas, ambiente para crianças e de convívio social. Além disso, a Feira terá também espaços de conhecimento e interação com a cultura indígena, além de área com comidas típicas.
O objetivo do Sebrae é transformar o espaço em um local de promoção dos pequenos negócios, disponibilizando a oportunidade de cerca de 50 povos indígenas comercializarem seus produtos, gerando assim renda e fomento da economia.
Preparação
Com objetivo de desenvolver e adequar os produtos artesanais indígenas, o Sebrae Tocantins promoveu em agosto e nesse mês uma série de oficinas de design com os povos do Tocantins que participarão dos Jogos Mundiais Indígenas. As peças serão expostas e comercializadas na Feira. A ideia central da orientação do Sebrae é colocar em evidência as experiências tradicionais, fazendo uma conexão entre elas e o foco no mercado. As oficinas foram ministradas por uma das designers mais premiadas do Brasil, Heloísa Crocco.
Além disso, o Sebrae está oferecendo capacitações para os segmentos de bares, restaurantes, hotéis e profissionais do transporte como taxistas. Os cursos e oficinas, desenvolvidos em parceria com o Sistema S, são nas áreas de gestão, atendimento, inglês, e boas práticas de manipulação de alimentos.
Com essas capacitações, o Sebrae está estimulando o desenvolvimento de produtos inovadores e competitivos indígenas, valorizando e respeitando principalmente suas culturas, porém fazendo com que essas comunidades incorporem práticas sustentáveis na produção de suas peças artesanais.
Comentários (0)