Sebrae assina contrato com empresa de montagem para Feira nos JMI

Por meio de licitação, empresa será responsável pela construção de espaço de 2.500 metros quadrados, para atender 48 comunidades indígenas na venda de artesanatos

O Sebrae Tocantins assinou contrato nesta quarta-feira, 30, com a empresa responsável pela montagem da estrutura da Feira Mundial de Artesanato Indígena. A empresaV3 Estruturas Especiais, locações e eventos foi a vencedora do processo licitatório feito pela instituição. A feira será realizada pelo Sebrae durante os Jogos Mundiais Indígenas, que acontecem em Palmas de 20 a 30 de outubro.

 

A empresa executará toda montagem e desmontagem de estrutura de mobiliário e decoração, compreendendo serviços de manutenção, instalações elétricas, hidráulicas e equipamentos diversos, seguindo o projeto arquitetônico da Feira. O trabalho começa a partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro.

 

A Feira apresentará uma leitura com as características dos povos indígenas do Tocantins, com 2,5 mil metros quadrados de área. O espaço terá 48 estandes de comercialização de artesanatos para atender os diversos povos indígenas que participarão dos jogos, espaços para apresentações culturais indígenas, ambiente para crianças e de convívio social. Além disso, a Feira terá também espaços de conhecimento e interação com a cultura indígena, além de área com comidas típicas.

 

O objetivo do Sebrae é transformar o espaço em um local de promoção dos pequenos negócios, disponibilizando a oportunidade de cerca de 50 povos indígenas comercializarem seus produtos, gerando assim renda e fomento da economia.  

 

Preparação

Com objetivo de desenvolver e adequar os produtos artesanais indígenas, o Sebrae Tocantins promoveu em agosto e nesse mês uma série de oficinas de design com os povos do Tocantins que participarão dos Jogos Mundiais Indígenas. As peças serão expostas e comercializadas na Feira. A ideia central da orientação do Sebrae é colocar em evidência as experiências tradicionais, fazendo uma conexão entre elas e o foco no mercado. As oficinas foram ministradas por uma das designers mais premiadas do Brasil, Heloísa Crocco.

 

Além disso, o Sebrae está oferecendo capacitações para os segmentos de bares, restaurantes, hotéis e profissionais do transporte como taxistas. Os cursos e oficinas, desenvolvidos em parceria com o Sistema S, são nas áreas de gestão, atendimento, inglês, e boas práticas de manipulação de alimentos.

 

Com essas capacitações, o Sebrae está estimulando o desenvolvimento de produtos inovadores e competitivos indígenas, valorizando e respeitando principalmente suas culturas, porém fazendo com que essas comunidades incorporem práticas sustentáveis na produção de suas peças artesanais.

 

Comentários (0)