O Sebrae lançou na manhã desta quarta-feira, 5, em Palmas, o movimento compre do pequeno negócio que pretende estimular a sociedade a consumir os produtos e serviços fornecidos pelas pequenas empresas. Segundo o superintendente do Sebrae no Tocantins Omar Hennemann “hoje trouxemos os parceiros para que juntos a gente faça uma campanha, um movimento de cidadania, levando aos demais membros da sociedade tocantinense que comprar dos pequenos é um ato de cidadania”, relatou.
Omar explicou ainda que o “movimento” vai realizar uma série de ações. “Vamos desenvolver ações em conjunto como se fosse uma campanha política só que a grande diferença é que os nossos candidatos são os pequenos negócios”, disse.
O dia “D” de mobilização está marcado para acontecer em todo o Brasil no dia 5 de outubro, mas, como no Tocantins esse dia é feriado tendo em vista que se comemora a criação do Estado, o dia “D” do Tocantins será em 3 de outubro. “Vamos fazer semana de capacitação, bandeiraço, passeata, vamos colocar todas as peças de mídia para que a sociedade se conscientize e abrace o movimento”, foi o que disse o superintendente do Sebrae no Tocantins.
Dentro das atividades que vão ser desenvolvidas estão ainda 30 seminários que serão realizados em diferentes cidades do Estado. “Vamos chegar também em cidades que não entram na agenda dos grandes eventos”, relatou Omar.
Crescimento
Segundo Omar Hennemann, o Tocantins conta hoje com 69,3 mil empresas em funcionamento sendo que somente no mês de julho 4,6 mil foram criadas. Neste sentido ele falou da importância dos empreendedores para a economia do País e do Estado ao citar que 70% dos empregos formais do Tocantins estão dentro dos pequenos negócios e que esses pequenos negócios representam 37% do Produto Interno Bruto do Estado (PIB).
“A micro empresa valoriza a cidade e faz com que o dinheiro circule em âmbito local. Além de fortalecer a economia, gera emprego e renda”, disse o superintendente regional do Sebrae ao destacar que “em tempos de crise as pequenas empresas são as últimas a fecharem as postas”.
Planejamento e inovação
Um ponto crucial apontado por Omar para a manutenção e crescimento dos empreendimentos é o planejamento e ele lembrou que nunca é tarde para realizar. “Se não planejou quando iniciou, planeja durante a execução”, relatou.
Ele falou ainda sobre a inovação dentro das pequenas empresas. “A inovação é muito importante e essa inovação não é invenção. Inovar é copiar. Ver o que os outros estão fazendo e adaptar para a sua realidade. Inovar é modificar, ir de encontro ao que o seu cliente este precisando, não do que a gente acha que ele quer mas compreender o que ele realmente precisa”, finalizou.
Comentários (0)