A cultura de raiz tocantinense e o glamour das passarelas se tonaram um só na noite desta quinta feira, 25, durante o lançamento da coleção de artesanato Xambiart. As peças, que foram construídas com o intuito de projetar o artesanato do Tocantins em todo o mercado nacional e internacional, foram apresentadas por modelos, dentro da 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato de Tocantins (Fecoarte), que acontece simultânea ao 9º Salão do Livro, no Centro de Convenções Parque do Povo.
A coleção foi desenvolvida pelas artesãs de Xambioá que, junto ao Sebrae Tocantins, participaram de um estudo da cultura da região e de uma oficina de design com a artista plástica Heloísa Crocco, que contribuiu para que as artesãs desenvolvessem peças inovadoras e com maior valor de mercado, porém sem afetar a regionalidade e os elementos característicos do artesanato local.
A artesã de biojoias Elisângela Ribeiro comentou sobre o processo de construção da coleção. “O trabalho que foi feito conosco contribuiu para mudar nossa visão, trouxe o olhar do mercado do artesanato de fora. Foi feito um mapeamento de toda a nossa região e o resultado foi uma coleção diferenciada, mas que também leva nossa cultura junto”, afirma a artesã.
A coleção, feita à base de elementos naturais e representativos da região do Bico do Papagaio, como sementes, árvores nativas e frutos, integrou elementos de moda nas peças, resultando em acessórios com toques de sofisticação e itens de decoração exclusivos. Para a coordenadora da carteira de artesanato do Sebrae, Celina Soares, a expectativa é que o lançamento da coleção abra novos mercados para o artesanato do Tocantins.
“As biojoias deixaram de ser apenas artesanato e se tornaram peças diferenciadas, com as consultorias em design e uma estrutura específica e inovadora, que agrega maior valor ao produto. O objetivo da exposição é que as artesãs alcancem um mercado diferenciado, aqui elas conseguem ter mais clientes e vender mais dos seus produtos”, comenta a coordenadora, que também revelou o intuito da instituição de projetar o artesanato tocantinense nacionalmente, levando as artesãs para participar de feiras e exposições fora do estado.
Educação Empreendedora
Além do lançamento da Coleção Xambiart, as pessoas que visitaram o Salão do Livro ontem (24) também tiveram a oportunidade de participar do 2º Fórum de Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae, que foi conduzido pelo professor de educação humanista para Lideranças, Zeca de Mello. Na oportunidade, o palestrante frisou a importância do ser humano estar sempre aberto as novidades e inovações.
“Nosso objetivo durante o evento foi incentivar os participantes a buscar o autoconhecimento, o espírito de coletividade, a abertura de novas aprendizagens e principalmente o empreendedorismo”, destacou Mello. Já para Fernanda da Cruz, professora que participou da palestra, garantiu que após o encontro suas ideias empreendedoras serão bem mais exploradas e utilizadas como dinâmica de aula para seus alunos.
Inovação
O Sebrae também esteve presente em todo o estado com as ações de capacitação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que seguem diariamente até o dia 2 de outubro. Nesta quinta feira, a instituição marcou presença em Guaraí, Araguatins, Natividade e na região das Arnos, em Palmas, com os Seminários de Inovação, conduzidos por palestrantes de renome nacional.
Hoje, os seminários acontecem em Gurupi, com palestra do especialista em inovação, tecnologia e mídias sociais Flávio Rosário; em Tocantinópolis, com a presença do ilusionista Vitor Hugo; em Arapoema, sob o comando do superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antônio Hennemann, e no município de Paraíso, com talk show ministrado pelo especialista em finanças e marketing e conselheiro do reality show “O Aprendiz”, da Rede Record, Renato Santos.
Comentários (0)