O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) doou uma área aquícola para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura), para a implantação de um campo experimental durante a abertura oficial da 12ª Semana Nacional do Peixe, que aconteceu na quinta-feira, 1º, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O evento contou com a presença de líderes de estado, pescadores, aquicultores e parceiros da Superintendência da Pesca e Aquicultura do Tocantins. A área doada à Embrapa Pesca e Aqüicultura será destinada à construção de um laboratório de pesquisa e está localizada no Lago de Palmas.
O superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Tocantins, Amilton Rodrigues de Araújo, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos e falou da importância da Semana do Peixe para o estado. “Hoje o Tocantins é referência na produção de peixes. Produziu 15 mil toneladas em 2014 e até o final de 2015 pretendemos alcançar 25 mil toneladas, superando os anos anteriores”.
Cleberson Zavaski, diretor de Águas da União, que veio representando o Ministro da Pesca e Aqüicultura, Helder Barbalho, disse que o Tocantins tem um grande potencial hidrográfico e logístico, o que favorece a criação e o escoamento do pescado. “O Tocantins é banhado por dois grandes rios, o Tocantins e o Araguaia, e está localizado no centro do Brasil, favorecendo a produção e a comercialização do pescado”.
Durante o evento foram realizadas mais duas palestras, sendo uma com o chefe geral da Embrapa, Carlos Magno que falou sobre “o desenvolvimento da aquicultura no país” e outra com a doutora em Ciência e Tecnologia de alimentos, Erika Maciel, que apresentou informações sobre o “consumo de pescados e seus benefícios”.
Semana do Peixe
A 12ª Semana Nacional do Peixe segue até o próximo dia 16 com programação em Palmas e cidades do interior. Como em todos os anos, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Tocantins tem o objetivo de estimular o consumo e a produção do pescado. Para isso, a campanha conta com o apoio de redes de supermercados, feiras livres, mercados, bares e restaurantes, escolas, colônias de pescadores, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores.
Parceiros
São parceiros da XII Semana do Peixe, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Social da Indústria (SESI), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), a Caixa Econômica Federal, a Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter) e a Empresa Sport Náutica.
Comentários (0)