A noite dessa última segunda-feira, 30, marcou o início de uma etapa na vida de 40 ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e agora profissionais da construção civil. Foram certificados os concluintes dos cursos de Cadista para Construção Civil, Operador de Motoniveladora e Operador de Empilhadeira, todos oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia aconteceu no Centro de Tecnologia e Educação do Senai, em Palmas.
Os cursos do Senai possibilitam a inserção e permanência no mercado de trabalho. O curso de Cadista para Construção Civil, por exemplo, visa capacitar profissionais para o desenvolvimento de competências relativas à execução de desenho de arquitetura de edificações em escritórios de projetos de construção civil, utilizando instrumentos, ferramentas e equipamentos específicos, conforme o projeto e planejamento.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon) e membro conselho estadual do Senai, Bartolomé Garcia, participou do evento e falou sobre a satisfação de ver três novas turmas somando a retomada do crescimento da indústria e da construção civil. “Acreditamos que nosso segmento vai voltar a crescer e puxar o desenvolvimento. Prova disto é esta escola que foi inaugurada no ano passado pelo Senai e Sistema Fieto, em período de recessão, assim como outras duas novas escolas”, disse o conselheiro.
A diretora regional do Senai, Márcia Rodrigues, participou do evento juntamente com os representantes das instituições parceiras do Senai/Pronatec, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cristiano Rodrigues, o presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Imobiliário do Estado do Tocantins, Geová Mendonça, a secretária do Sine, Gláucia Branchina e o gerente do CETEC de Palmas, Fabrício Colombo.
O concluinte do curso de Operador de Motoniveladora, Rogério Silva Faustino, conta que é uma satisfação receber um diploma pelo Senai, e que valeu a pena os dois meses de aprendizado. “Espera logo conseguir espaço no mercado de trabalho, pois me sinto qualificado para pôr as mãos na massa”, conta Faustino.
O Senai ainda certificará mais quatro turmas do Pronatec, Operador de Empilhadeira, Operador de Elevador de Cargas e Desenhista de Topografia, dia 15/02, e Desenhista da Construção Civil, em 13/03.
Comentários (0)