O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO) vai realizar uma reunião na próxima quinta-feira, 13, em Araguatins, para apresentar o Concurso do Programa Nacional Proteção de Nascentes, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e que tem como meta proteger mil nascentes neste ano em todo o país nas áreas rurais. No Tocantins, a meta proposta pelo Senar Regional é de proteção a 200 nascentes. Em Araguatins a apresentação acontecerá às 16h, na Sede Regional do Senar. Já no dia 24 deste mês, às 9h, no auditório do Sistema Faet/Senar, em Palmas, será realizada uma reunião com todos os presidentes de Sindicatos Rurais do Tocantins para a apresentação do regulamento do concurso.
A premiação do concurso em nível nacional é de dois veículos pick-ups, uma para o Senar Regional, e outra para o Sindicato Rural. Já os participantes do Tocantins concorrerão, além da premiação nacional, a cursos e programas realizados pelo Senar Regional. O período para cadastro das nascentes protegidas será até o dia 15 de novembro de 2015, e a divulgação do resultado dia 04 de dezembro do mesmo ano.
Com o tema “Proteja uma nascente em um dia”, a CNA reafirma a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade brasileira. A preservação das nascentes e dos olhos d’água é essencial para atender às necessidades do campo e dos centros urbanos, tanto para o consumo quanto para a produção de alimentos.
A ideia é mostrar à sociedade brasileira que a conservação das centenas de milhares de nascentes em todo o Brasil é possível. Basta apenas seguir cinco passos. O primeiro passo é identificar o tipo de nascente, entre três existentes: nascentes de fundo de vale, nascentes de encosta e nascentes de contato.
O passo seguinte é cercar a nascente para protegê-la. Depois, é necessário limpar a área para não obstruir o curso natural da água. A conservação do solo é outra etapa fundamental deste processo para evitar a erosão, promovendo a infiltração da água e evitando o soterramento da nascente. Por último, o replantio de espécies nativas, pois a proteção do solo com vegetação própria de determinada região é uma das formas mais eficientes de proteção da nascente.
Para a superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, “é de extrema importância essa iniciativa da CNA, que envolve toda a sociedade na busca da preservação de uma riqueza essencial que é a água, grande responsável, inclusive, pelos excelentes índices do setor do agronegócio no Brasil e, em especial, no Tocantins, que é um Estado banhado por grandes rios, o Tocantins e o Araguaia, mas que já sofre com o assoreamento e provocando sérios impactos ambientais”, destacou Rayley Luzza.
Veja aqui o regulamento e premiação do concurso.
Comentários (0)