O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) inicia a partir da próxima segunda-feira, 14, uma série de treinamentos para técnicos vinculados aos Sindicatos Rurais para facilitar o cadastramento das propriedades rurais no CAR – Cadastro Ambiental Rural, que tem prazo final em maio de 2016.
O primeiro treinamento acontecerá em Gurupi, região Sul do Estado, e atenderá os sindicatos dos municípios de Aliança, Lagoa da Confusão, Alvorada, Peixe, Dueré, Formoso do Araguaia, Araguaçu e Cristalândia. O treinamento será nos dias 14 e 15 deste mês, a partir das 8h, na Avenida Pará, esquina com a Rua 06, no centro da cidade.
Muitos produtores têm encontrado dificuldade no preenchimento do Cadastro Ambiental Rural, tanto que, embora o prazo dado originalmente pelo Ministério do Meio Ambiente para o cumprimento da lei vencesse em maio último, até agora somente 57,27% das propriedades estão regularizadas.
Para que os proprietários de imóveis rurais possam cumprir sem problemas o novo prazo, estipulado até maio de 2016, o SENAR está realizando esta série de treinamentos e também disponibilizando em seu portal de educação a distância (http://ead.senar.org.br/) um curso gratuito, ensinando o passo a passo do CAR.
É importante destacar que todos os proprietários de imóveis rurais precisam realizar seu cadastro conforme as exigências da Lei 12.651/12, criada para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e para o planejamento ambiental econômico das terras agricultáveis.
Confira, abaixo, os municípios e o período de treinamento nas outras regiões do Tocantins:
Dianópolis - Dias 28 e 29 de setembro
Sindicatos Rurais de Dianópolis, Almas, Natividade, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga, Arraias, Paranã, Palmeirópolis e Jaú do Tocantins.
Palmas - Dias 05 e 06 de outubro
Sindicatos Rurais de Palmas, Paraiso, Barrolândia, Divinópolis, Marianópolis, Pium, Miranorte, Miracema, Dois Irmãos e Porto Nacional.
Araguaína - Dias 08 e 09 de outubro
Sindicatos Rurais de Colinas, Arapoema, Guaraí, Pedro Afonso, Xambioá, Araguaína, Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis e Colméia.
Comentários (0)