O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO) continua com a série de treinamentos para técnicos vinculados aos Sindicatos Rurais sobre o cadastramento das propriedades rurais no CAR – Cadastro Ambiental Rural, que tem prazo final em maio de 2016. Nesta nova etapa, o treinamento está acontecendo em Palmas nos dias 12 e 13 deste mês, na sede do Sistema Faet/Senar, para 25 técnicos dos municípios da região Central do Tocantins.
De acordo com a instrutora do CAR do Senar Tocantins, Rejane Falcão, “muitos produtores têm encontrado dificuldade no preenchimento do cadastro em todo o estado, e para que os proprietários de imóveis rurais possam cumprir sem problemas o novo prazo estipulado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Senar está realizando uma grande programação de treinamentos que atende todos os municípios do Tocantins. O Senar Brasil também disponibilizou em seu portal de educação a distância um curso gratuito, ensinando o passo a passo do CAR.
É importante destacar que todos os proprietários de imóveis rurais precisam realizar seu cadastro conforme as exigências da Lei 12.651/12, criada para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e para o planejamento ambiental econômico das terras agricultáveis.
Sobre o CAR
O CAR, registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais brasileiros, surgiu a partir da Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, que instituiu o novo Código Florestal. O objetivo é criar uma base de dados estratégica para controle, monitoramento e combate ao desmatamento de florestas e demais vegetações nativas do Brasil, além de servir para planejamento ambiental e econômico de imóveis rurais. Entre as áreas analisadas pelo sistema estão o perímetro dos imóveis rurais, as áreas de preservação permanente e de uso restrito e a localização de reservas legais.
Para o envio de informações, é utilizado um sistema semelhante ao da declaração de imposto de renda, onde o produtor baixa no computador um programa, desenha os mapas da propriedade em imagem de satélite, informa os dados e envia para o sistema. Mais informações também podem ser obtidas no site www.car.gov.br.
Comentários (0)