Os tradicionais bolos recheados e confeitados ganharam nova versão e caíram nas graças dos consumidores. O bolo no pote é a sensação do momento e está fazendo o maior sucesso no meio culinário. Entre as diversas possibilidades de receitas, ganha quem oferece ao cliente algum diferencial como entrega à domicilio e opção de pagamento com cartão de crédito.
A oportunidade de aumentar a renda vendendo os bolos no pote fez com que se multiplicassem receitas e cursos relacionados ao produto na internet. O grande protagonista na sobremesa é o recheio, que dá a característica de ser molhadinho e confeitado de acordo com a criatividade do confeiteiro.
Em Palmas, o bolo no pote pode ser encontrado em vários lugares e existem diversas páginas nas redes sociais. O negócio está dando certo para muita gente e estão surgindo microempresas para o nicho.
Negócio que deu certo
Jackeline Dias da Silveira possui uma microindústria de confeitaria em casa. Ela se tornou microempreendedor depois que em 2009 começou a vender bombons trufados com a ajuda do marido.
Após os bombons trufados eles começaram a vender pão de mel e tortas doces por encomendas. A partir daí o negócio foi crescendo e, segundo Jackeline, eles já vendiam o famoso bolo no pote sem saber o produto viraria moda dois anos depois.
“Ainda não era esse nome, mas o formato era mais ou menos o que é conhecido agora. As embalagens eram diferentes”, disse Jackeline.
O marido dela, Frederico Italo Cunha Lima é o responsável por fazer as entregas das encomendas. O diferencial da empresa A casinha de chocolate, tem sido a de dar a opção ao cliente de pagar com cartão de crédito.
Oportunidade de negócio
A estudante Fernanda Canhedo disse que antes do bolo no pote não tinha experiência nenhuma com confeitaria. “Eu nunca tinha feito nenhum tipo de bolo na minha vida. Daí minha irmã viajou para Goiânia e lá estava uma febre do bolo no pote”, relatou Fernanda.
Ela disse que chegou a resistir a ideia de investir no negócio. “Sempre que eu fazia [algum bolo] não prestava. Eu resisti a ideia porque eu nunca tinha feito [bolo no pote]”. Mas, segundo Fernanda, após conhecer uma receita simples de massa de bolo, ela resolveu começar oferecendo inicialmente três opções de recheio, o que deu certo.
Fernanda disse que começou a vender o bolo no pote para ter uma fonte de renda, já que estava desempregada. Quando viu que o negócio ia bem, ela começou a buscar mais ideias na internet.
Há apenas dois meses no mercado, Fernanda disse que está valendo a pena investir no negócio. Ela afirmou que já chegou a vender 100 unidades do bolo no pote em um dia e que pretende expandir o negócio, “futuramente abrir uma cafeteria, quem sabe”, disse Fernanda.
No dia dos namorados Fernanda ofereceu aos clientes como diferencial, bolo no pote em embalagens especiais, prontas para ser presenteadas. “Eu comecei divulgar um dia antes, e vendi 18 embalagens”, comemorou.
Curso de aperfeiçoamento para confeiteiros
O Senac oferece curso de aperfeiçoamento para quem trabalha com confeitaria intitulado Bolos Artísticos. O curso tem o objetivo de desenvolver competências relacionadas às normas da Vigilância Sanitária, higiene na manipulação dos alimentos, normas de segurança no ambiente de trabalho, produtos, utensílios e equipamentos de confeitaria, confeitagem de bolos artísticos, técnicas de preparo e modelagens de pasta americana e variedade de massas para modelagens e procedimentos e pré-preparação.
O curso é direcionado para profissionais do segmento de produção de alimentos para complementação, atualização ou aprofundamento de competências que visam o desenvolvimento frente às mudanças no mercado.
Segundo o coordenador de comunicação do Senac, Ton Cordova, “a qualificação é fundamental para quem quer ingressar no mercado de trabalho. É através da educação profissional que a pessoa vai se tornar apta a se desenvolver em uma área”.
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