Veja os cuidados durante o período de tempo seco

Durante esse período, é muito importante que a pessoa se proteja evitando a exposição ao sol, principalmente no horário das 10 às 16 horas.

Crédito: Secom/TO

Para que todos os tocantinenses tomem cuidados redobrados durante o período de calor e tempo seco presentes nos meses de agosto, setembro e outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) faz um alerta sobre a prevenção e cautela necessários, principalmente para as crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade em ambientes abertos, praticantes de atividade física e pessoas que vivem isoladas.

 

“A baixa umidade aumenta e muito a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico”, comentou o assessor técnico de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado aos Desastres Naturais, Everton Joaquim Costa.

 

Durante esse período, é muito importante que a pessoa se proteja evitando a exposição ao sol, principalmente no horário das 10 às 16 horas. Deve-se sempre aplicar protetor solar e o uso de chapéu e óculos escuros (especialmente para pessoas de pele clara), roupas soltas (de preferência de algodão) também ajudam.

 

“Em algumas situações muito críticas, a umidade pode ser tão baixa que pode ser necessária a suspensão de atividades que exijam maior esforço físico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, devem-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. De acordo com o Ministério da Saúde, durante a seca, a população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e quatro da tarde”, acrescentou o Assessor Técnico de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado aos Desastres Naturais.

 

 

Impactos na saúde

 

Uma das principais consequências da incidência do calor sobre o corpo humano é o stress térmico, que pode resultar em mal-estar, transpiração excessiva e dores de cabeça. Quem estiver passando mal, é recomendado que procure os serviços de saúde para saber qual é a melhor forma de tratar e reduzir o desconforto gerado pela insolação, pois se não for tratada com urgência, a insolação grave pode levar à morte. Por isso, fique atento aos sintomas e procure ajuda médica rapidamente em caso de exposição excessiva ao sol ou quando identificar algum desses sintomas.

 

Dicas para passar pelo período de seca sem complicações:

 

- Aumente a hidratação, ingerindo mais água, sucos naturais e água de coco;

- Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;

- Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;

- Use hidratantes para os cuidados da pele e lábios, que sofrem com a baixa umidade;

- Utilize soro fisiológico na hidratação das vias aéreas e pingue algumas gotas nos olhos e nariz, caso sinta a necessidade.

Comentários (0)