11 desistem da candidatura pelo PSOL e vice nega esvaziamento: "substituímos"

Fábio Ribeiro levou um grupo de 11 candidatos a desistirem da candidatura pelo PSOL. Luzimar Lopes negou esvaziamento, disse que já houve substituição e que Ribeiro seria expulso se não desfiliasse...

11 retiraram candidatura e PSOL substituiu
Descrição: 11 retiraram candidatura e PSOL substituiu Crédito: Colaborador/T1

11 integrantes do PSOL apresentaram um pedido de desistência das candidaturas para disputa de 2014 nesta quarta-feira, 9. Foram três candidatos para deputado federal: Lia Pinheiro (formoso do Araguaia) e Willian Souza (empresário) e Edson Feliciano. E oito candidatos a deputado estadual: Vilma Soares (administradora), Evânia Cardoso (jornalista de Gurupi); Roberto Gari; Irineu Filho (técnico administrativo); GMT Andrade (músico na Guarda Metropolitana); o empresário de Peixe, Cesinha (César Augusto); Fábio Ribeiro e Marcelo da Saúde. A informação é do secretário afastado Fábio Ribeiro.

 

O pedido foi apresentado formalmente às 18h30 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O grupo espera a saída de mais 10 pessoas da coligação registrada do PSOL.

 

Justificativa

“Tudo começou há muito tempo, quando eles insistiram em lançar um candidato que não tem envolvimento com as bases, que é o Élvio Quirino”, disse Fábio Ribeiro.

 

Segundo ele, quando o PSOL decidiu lançar Joaquim Rocha para governador a situação piorou e um recurso foi apresentado na Executiva Nacional afirmando que Rocha não tem condições de ser candidato. “Além de desvios de conduta, ele não representa nada de novo e tem estreita relação com o grupo governista. Tanto ele quanto o Élvio Quirino”, afirmou Ribeiro.

 

De acordo com ele, o recurso foi rejeitado pela Direção Nacional. Um dos pontos deste recurso, segundo Ribeiro, questiona a elegibilidade de Joaquim Rocha. Ainda de acordo com Ribeiro, o grupo também entrou com um recurso contra Élvio Quirino, no entanto, não foi aceito. “Este documento, impetrado pelo sociólogo Fernado Teixeira, trata de uma resolução que afasta todos os filiados que tiveram ligação com a criação do Rede Sustentabilidade”, disse.

 

Segundo Ribeiro, Élvio presta assessoria financeira para o Rede, “apesar de ainda não ser partido”. Ele alega que “a própria Direção aprovou essa resolução em março. Na convenção nacional, em junho, apresentamos o recurso. Tinha 70 e poucos convencionais. Nós tivemos mais de 39 votos e eles 42. Perdemos por três votos”.

 

Para Ribeiro, “o que ficou de bom no PSOL ou foi levado por mim ou pelas pessoas que me levaram para lá”.

 

PSOL nega esvaziamento

O vice-presidente do PSOL, Luzimar Lopes, afirmou que não houve esvaziamento porque “o pessoal dele [Fábio Ribeiro] foi quem saiu e nós já substituímos”.

 

Segundo Luzimar Lopes, Ribeiro levou um candidato a deputado federal e cinco estaduais a apresentar o pedido de desistência. “Nós já substituímos, ontem mesmo, e a chapa de 22 estaduais e sete federais está completa”.

 

Luzimar ainda ressaltou que a chapa do PSOL está unida e informou que Fábio Ribeiro pediu sua desfiliação do PSOL e da sua esposa. “E mesmo que ele não pedisse, ele ia ser expulso depois do papelão que ele fez no TRE”, disse se referindo à briga de sábado

 

Quirino rebate acusações

Comentários (0)