24 deputados tomam posse na AL e aguardam início da eleição da Mesa

Os 24 deputados estaduais eleitos tomaram posse na manhã deste domingo, 1ª de fevereiro, na AL. A eleição para os cargos da Mesa acontece em seguida.

Deputados tomam posse na AL
Descrição: Deputados tomam posse na AL Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Os 24 deputados estaduais eleitos tomaram posse na manhã deste domingo, 1 de fevereiro, na Assembleia Legislativa (AL). Os parlamentares aguardam agora, a eleição para a formação da Mesa Diretora, com a esolha do novo presidente da AL. A disputa está entre Eli Borges e Osires Damaso. Como anunciado, a oposição chegou junta em uma van, todos desceram pelos fundos da Assembleia Legislativa (AL), pelo estacionamento. Eli Borges ainda conversava com o secretário da Articulação Política do Governo, Paulo Sidney e com o deputado José Bonifácio durante a posse dos demais. 

a

O atual presidente da Casa, Osires Damaso, é quem convoca uma sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora. O presidente vai definir o intervalo de tempo para a sessão de eleição. Neste intervalo, as chapas devem se inscrever no Protocolo da Casa de Leis. As chapas são compostas por sete cargos: presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente , secretário geral, primeiro secretário, segundo secretário e terceiro secretário. Os deputados também podem se inscrever de forma avulsa, ou seja, sem concorrer junto com uma chapa.

 

A cerimônia

A Posse dos Deputados ocorreu conforme o Protocolo na Assembleia Legislativa (AL). Depois do Juramento de posse, cada deputado assinou o termo de posse. Osires Damaso foi o primeiro a ser empossado. As demais assinaturas ocorreram por ordem alfabética. Na primeira hora foram empossados Osires Damaso, Amália Santana, Amélio Cayres, Junior Evangelista, Celyton Cardoso, Eduarto Dertins, Elenil da Penha, Eli Borges, Jorge Frederico, José Bonifácio, e Eduardo Siqueira.
 
 

Em seu juramento, José Bonifácio fez um discurso polêmico. Sem família e amigos presentes e pouco aplaudido, Bonifácio disse “os deputados que estão empossando, com seus familiares, os amigos, e a gravidade deste juramento que nós prometemos, votos pelos amigos, até pelo ser supremo. Quem se lembra do que prometemos? e durante o exercício do mandato?. Talvez daqui a pouco já se esqueçam de tudo, daqui há alguns minutos, amanhã ou depois, e depois, este exercício não tenha nada a ver com o juramento. E assim eu prometo”.

 
José Roberto se comprometeu com os indígenas e disse que viria com o cocar, que os xerentes não tiveram tempo de lhe entregar. Em seguida tomou posse. Ao ser empossada, Luana Ribeiro lembrou seu pai: “meu eterno agradecimento a Deus, meu pai, João Ribeiro, e a toda a minha família”. Mauro Carlesse, Nilton Franco, Olintho Neto também acabaram de fazer juramento. Paulo Mourão acaba de tomou posse e declarou que “sempre defendendo a legalidade, a transparência e prometo cuidar dos bens públicos”.  Ricardo Ayres, Valdemar Júnior, Valderez Castelo Branco, Vilmar de Oliveira, Vanderley Barbosa foram os últimos empossados na sessão.

 

O Portal T1 Notícias está acompanhando. Atualizada às 11h03.

Comentários (0)