A três dias das eleições, chapas têm até esta quinta para fazer propaganda eleitoral

Votação será no dia 2 de fevereiro, das 8 às 17 horas, mobilizando 1.751 eleitores que estão aptos a escolher seus candidatos a prefeito e vice-prefeito

Crédito: Divulgação

As três chapas que concorrem na Eleição Suplementar de Pugmil, que ocorre no domingo, dia 2 de fevereiro, têm somente até esta quinta-feira, 30, para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Nesta quinta-feira, também será o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 horas e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.

 

Já a sexta-feira, 31, é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral. No sábado, 1º de fevereiro, é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 horas e as 22 horas. Porém, os candidatos têm até as 22 horas para a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som e distribuição de material gráfico de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos.

 

São três pedidos de registro de candidatura deferidos pela Justiça Eleitoral para a Eleição Suplementar de Pugmil. Para os cargos de prefeito e vice-prefeito, concorrem ao mandato tampão os candidatos Dircineu Francisco Bolina e Ângelo Mário Pereira da Silva (Coligação Muda Pugmil); Nazaré Amâncio de Souza e Antônio Galvão Neto (Coligação Seriedade e Trabalho); e Valmor Hagestedt e Helena Rosa Castro (Coligação A Verdadeira Mudança).

 

A Eleição Suplementar acontece após o julgamento de uma Reclamação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2019, mantendo a decisão do TRE-TO que cassa os diplomas de Maria de Jesus Ribeiro da Silva Mendes e Elton Barros Coelho, eleitos em 2016, em decorrência de captação e gastos ilícitos de recursos e abuso de poder econômico na campanha.

 

Conforme a Resolução nº 458/2019, que traz o calendário da eleição, desde segunda-feira, 27, são realizadas as cerimônias públicas previstas no Edital nº 7/2020/7ª ZE para geração das mídias a serem utilizadas nas urnas eletrônicas, preparação e conferência dos equipamentos, conferência e lacração.

 

Um total de 21 pessoas foram nomeadas e já treinadas para atuarem como mesários (,nos cargos de presidente, 1º mesário e 1º secretário das sete seções eleitorais de Pugmil) nas mesas receptoras de votos, lembrando que a votação será das 8 às 17 horas do dia 2 de fevereiro.

 

O município contará com dois locais de votação e, para a eleição suplementar, 1.751 eleitores estão aptos a votar (eleitores em situação regular até 3 de setembro de 2019 - 151 dias antes da votação).

 

 

 

Comentários (0)