Ação contesta candidatura do prefeito de Arraias: Herman nega acusações

O PSD alega que Herman Gomes abusou de poder político e econômico para conseguir votos e vencer a eleição. O prefeito nega as acusações e disse que são infundadas.

Arraias - TO
Descrição: Arraias - TO Crédito: Divulgação/Youtube

O PSD de Arraias entrou com ação na Justiça Eleitoral para que seja investigada a candidatura do prefeito eleito nas últimas eleições no município, Herman Gomes de Almeida, e da vice-prefeita, Ana Lima. Pedindo a cassação dos gestores, a ação de investigação alega abuso de poder político, econômico e captação ilícita de votos por parte dos eleitos. O T1 Notícias entrou em contato com a prefeitura de Arraias e Herman negou as acusações, através de nota, ressaltando que a denúncia foi feita “com um claro objetivo de tumultuar o processo eleitoral, apresentando-as sem nenhuma base probatória”.

 

A ação feita por Jesus Aires Nunes, candidato ao cargo nas últimas eleições e Antônio Aires Costa, através do advogado Carlos Elias Benevides, afirma que Herman e Ana Lima se associaram a outras pessoas e abusaram do poder político e econômico ao utilizarem de apoio político e financeiro de pessoas influentes na cidade para conseguir votos.

 

A denúncia argumenta, com base em registros fotográficos e áudios, que os gestores ofereceram benefícios a eleitores em troca de votos, o que seria configurado como capitação ilícita de votos. “Houve a ocorrência da compra de votos de forma indireta, visto que vinculo inicialmente era supostamente lícito, ou seja, doação realização de serviços (principalmente das maquinas agrárias de propriedade do denunciado) e transporte além de dinheiro vivo, mas que é utilizado com o fim de atingir a conquista dos votos”, diz o documento.

 

Ao final, pede a ação pela procedência de seus pedidos, de forma que seja “declarada a cassação dos diplomas e consequentemente os mandatos dos eleitos, cominando a todos eleitos ou não a sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, e multa em seu grau máximo”.

 

Prefeito Herman Gomes nega acusações

 

Herman Gomes afirma que “as notícias de compra de votos são acusações infundadas, baseadas em noticias de terceiros, "ouvi dizer". Com gravações de interlocutores se referindo a uma terceira pessoa querendo nos imputar crime”.

 

O prefeito disse também que as acusações foram feitas porque Jesus Aires Nunes não aceitou a derrota do pleito nas urnas e está “agindo de forma sorrateira ao tentar buscar informações com gravador escondido tentando tirar informações de revendedor de gás de cozinha, talvez por utilizar das práticas que queria me imputar”.

 

Ação aberta para apresentação de defesa

 

A ação encontra-se em curso, com o prazo para apresentação de defesa em aberto. Após apresentadas as defesas, a Justiça Eleitoral decidirá por caçar ou não a candidatura do Prefeito eleito de Arraias.

Comentários (0)