Ação do PSB nacional no STF é pautada e decide se Léo pode entrar na linha sucessória

Dupla eleição do deputado Léo Barbosa à presidência do Legislativo foi anulada pelo Supremo e nova eleição para o biênio 2025/2026 tem previsão de ser realizada até julho deste ano

Crédito: Dicom/Aleto

O julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1089, impetrada pelo PSB nacional em setembro do ano passado contra a possibilidade de uma nova candidatura do deputado Leo Barbosa à presidência do Legislativo estadual, será de 22 de março a 3 de abril. A data foi marcada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A peça proposta pelo PSB questiona que parentes em primeiro grau -  no caso em tela pai e filho - não podem estar na mesma linha sucessória.

 

A última movimentação do processo, registrada no site do STF é uma petição de informações à AGU, antes que a ADPF entre em votação. A posição da Advocacia Geral da União seria contrária ao pedido protocolado pelo PSB.

 

Entenda o caso

 

A eleição antecipada do deputado foi anulada por unanimidade pelo Supremo e nova eleição para o biênio 2025/2026 tem previsão para ser realizada até julho deste ano, quando acontece o recesso parlamentar. Segundo o STF, além de contrariar os fundamentos e princípios basilares da República Federativa do Brasil, encartados na Constituição de 1988, as práticas apresentadas comprometem a própria moralidade e impessoalidade que norteiam a administração pública.

 

O processo está com a ministra Carmem Lúcia, sendo que PSB impetrou a ADPF com requerimento de medida cautelar, em 29 de setembro de 2023, para impedir a “prática de ocupação do cargo de Presidente das Casas Legislativas (Federal, Estadual, Distrital e Municipal) por cônjuge, companheiro ou parente direto, ou colateral, até o segundo grau, do Chefe do Poder Executivo do respectivo âmbito federativo”.

Comentários (0)